×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Equipe da Uerj visita Campos para anunciar parcerias em projetos culturais

Em reunião, equipe apresentou projeto “Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense”

Geral
Por Redação
22 de janeiro de 2022 - 11h57
Foto: divulgação

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, recebeu, na tarde de sexta-feira (21), um grupo de profissionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), representando o reitor, Ricardo Lodi, para o anúncio de parcerias em projetos culturais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj). O primeiro encontro aconteceu no Teatro Trianon. Em seguida, o grupo visitou o Palácio da Cultura.


Na reunião do Trianon, a equipe apresentou o projeto “Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense”, para a capacitação de artesãos, nas áreas de empreendedorismo e marketing, que vai atingir 46 municípios do RJ, sendo Campos o maior deles. O programa foi apresentado pela coordenadora executiva do projeto, Aline Mendes; gerente de projetos do programa, Maria Gabriela; supervisor do projeto, Walber Gevu e por outros agentes da Uerj envolvidos na ação.
“A primeira fase será o reconhecimento dos artesãos. Em seguida, ofereceremos um curso e, posteriormente, alguns participantes receberão barracas para trabalhar idealizadas pelo Curso de Design da Uerj. Uma feira de artesanato também faz parte do projeto, previsto para terminar no mês de dezembro”, explicou Aline Mendes.


Na visita da comitiva da Uerj ao Palácio da Cultura, o grupo foi capitaneado pelo coordenador de arquitetura, Pablo De Las Cuevas. Os profissionais conheceram as instalações do Auditório Amaro Prata Tavares, que espera por intervenções urgentes para ser reativado. No espaço, a Uerj atuará através do Programa de Acesso à Arte e Gestão Cultural. Na visita os técnicos realizaram diversas ações que irão gerar o projeto para o restauro do espaço, através da parceria com a Sececrj.
“Foi uma tarde muito produtiva, na qual tivemos a oportunidade de conhecer dois importantes projetos que representarão importantes conquistas para as artes e culturas de nosso município. Nos próximos meses teremos novos encontros e, consequentemente, a concretização das etapas dos dois projetos”, anunciou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

Ascom