×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Desabrigados pela enchente voltam para casa em Campos

Acolhimento montado no Colégio 29 de Maio chegou a contar com 91 pessoas

Geral
Por ASCOM
20 de janeiro de 2022 - 11h23
Famílias foram desalojadas (Foto: Silvana Rust)

O acolhimento provisório, localizado no Colégio 29 de Maio, para atender as famílias atingidas pelas enchentes do Rio Paraíba do Sul em Campos foi desativado na tarde dessa quarta-feira (19). Desde a abertura do espaço no último dia 11, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social abrigou 30 famílias e 91 pessoas. Os bairros mais afetados foram a Ilha do Cunha, Pecuária e Coroa. O Paraíba chegou a registrar 11,58m (veja aqui), sendo que sua cota de transbordamento é de 10,40m.

Leia também: Maior enchente do Paraíba desde 2007 assusta população da região

“Estou feliz, pois estou indo para a minha casa. Antes não podia dar condições dignas para os meus filhos morarem e, agora com o aluguel, vou poder começar tudo novamente. Muito obrigado ao prefeito”, declarou a acolhida e nova beneficiária do Aluguel Social, Suellen Alves Gomes, 31 anos, ex-moradora da margem do Rio Paraíba do Sul, na região da Ilha do Cunha.

O secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, fez um balanço sobre a assistência às famílias e comentou sobre o acompanhamento a partir do trabalho do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do território.

Foi ofertado Aluguel Social a todas as 15 famílias que tiveram suas casas condenadas ou que não tinham onde morar após a enchente. No entanto, 9 concluíram o processo de inclusão, outras 2 assinaram o termo de responsabilidade retornando as suas casas e 4 estão buscando concluir os encaminhamentos com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. As avaliações foram feitas pela equipe técnica da secretaria, composta por assistentes sociais e psicólogos.

“Quero agradecer aos profissionais da assistência social que foram incansáveis no cuidado com as pessoas. Foram 24 horas no atendimento à população atingida pelas chuvas. Agradecer as secretarias da prefeitura que realizaram diversas ações no acolhimento sob a liderança do Prefeito Wladimir Garotinho e o apoio da primeira-dama, Tassiana Oliveira”, disse Rodrigo.

O secretário reforçou a importância das doações e a participação da sociedade civil no processo. “Vimos a solidariedade das pessoas e a mobilização para auxiliar os atingidos. Manter o diálogo e a parceria é fundamental para o progresso da cidade”.

As crianças e adolescentes contaram com recreação, cinema, atividades esportivas e lúdicas entre outras. A Secretaria ofereceu seis refeições diárias garantindo a segurança alimentar. Foram disponibilizados cobertores, colchonetes, toalha de banho, travesseiro, fraldas, além de cestas básicas, kits de higiene e limpeza.