×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

UPH de Guarus em preparação para futuro atendimento pediátrico do HGG

Casos de clínica médica estão sendo direcionados para unidades de apoio, seguindo planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Campos

Saúde
Por ASCOM
17 de janeiro de 2022 - 13h10
Atendimento do PU está sendo transferido para unidades de apoio (Foto:PMCG)

A secretaria de Saúde de Campos informou nesta segunda-feira (17), que está estruturando a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus para receber o fluxo do atendimento pediátrico do Hospital Geral de Guarus (HGG), quando o cronograma de obras chegar a esse ponto de necessidade. Seguindo esse planejamento, o atendimento adulto do PU de Guarus está sendo mobilizado para unidades de apoio, como a UPA, HGG, e UPHs.

O Secretário de Saúde, Paulo Hirano, explica que estão sendo feitas obras para preparar a UPH de Guarus para concentrar o atendimento pediátrico do HGG, quando as obras no hospital chegarem à uma etapa que requeira esse novo fluxo: “Não há alteração nenhuma do atendimento pediátrico no antigo PU de Guarus, hoje estruturada como UPH, mas apenas o redirecionamento do atendimento para adultos, em função das obras de preparação da unidade”.

O fluxo do atendimento adulto da UPH de Guarus está sendo destinado para o HGG, UPA de Guarus, UPH da Saldanha Marinho ou para qualquer outra UPH próximo à residência de quem buscar serviços da rede municipal. A UPH Guarus remanejou os clínicos para HGG e deslocou o atendimento adulto por conta das obras de preparação da unidade.

Nesse contexto, o secretário de Saúde Paulo Hirano explica que o compromisso do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes é fazer com que, na medida em que as obras avançam no HGG, seja criada uma rede alternativa para receber o fluxo de pacientes. Para garantir o atendimento pediátrico, quando as obras do HGG impuserem a necessidade de transferência dos serviços, está sendo estruturado o PU de Guarus e a rede contratualizada com o Hospital Plantadores de Cana.

O secretário destacou que a diretriz de gestão é a de “garantir assistência com resolutividade no acesso da população, contribuindo com o processo delicado de reforma do hospital, que vai ser entregue para a população completamente novo, recuperado, funcional e moderno”.