×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Paraíba do Sul continua baixando nesta sexta-feira, em Campos

Tendência é de que o nível do rio desça, em média, de 2 a 4 centímetros por hora, mas Defesa Civil segue em alerta

Geral
Por Redação
14 de janeiro de 2022 - 11h18
(Foto: César Ferreira/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

O Paraíba do Sul continua baixando nesta sexta-feira (14), em Campos. Às 4h45, o nível já estava abaixo da cota de transbordamento. A última medição divulgada pela secretaria municipal de Defesa Civil antes do fechamento desta reportagem apontou que o Rio chegou aos 10,22m.

Desde a noite da última quarta, o Paraíba do Sul já baixou 75 centímetros. A tendência é de que a cota continue baixando, em média, entre 2 a 4 centímetros por hora, já que não há expectativa de chuvas significativas na zona de influência hídrica para Campos.

Para o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, a expectativa é positiva, mas órgão segue em alerta.

“Registrar uma cota abaixo do nível de transbordo sinaliza para nós o início de uma situação um pouco mais tranquila. Se a previsão se mantiver, dentro de algum tempo não teremos mais água retornando pelas galerias nas ruas de alguns bairros. Seguimos em alerta, monitorando a situação e dando toda assistência à população, através de um trabalho integrado que vem sendo realizado pela equipe do governo Wladimir Garotinho”, diz Pascoutto.

Desalojados

Em Campos, 24 famílias, com um total de 79 pessoas, continuam desalojadas. A Prefeitura de Campos está auxiliando os afetados pela cheia, que estão abrigadas no Centro Educacional 29 de Maio, no bairro da Pecuária.

Com base em análises do Setor de Monitoramento da Defesa Civil, a expectativa para as próximas horas é de que o nível siga baixando, em média, entre 1 e 3 centímetros por hora.

*Com informações da Prefeitura de Campos dos Goytacazes