×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Contribuintes que pagarem IPTU em cota única terão 7% de desconto em Campos

A partir de fevereiro estarão disponíveis as guias para pagamento nos portais da Prefeitura e da Secretaria de Fazenda

Geral
Por ASCOM
13 de janeiro de 2022 - 15h04
Secretaria de Fazenda de Campos dos Goytacazes (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

A Prefeitura de Campos já começou os preparativos para disponibilizar aos contribuintes as guias on-line do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022. Para que todos possam se programar, quem optar pelo pagamento do tributo à vista terá até o dia 20 de fevereiro, garantindo desconto de 7% no pagamento. Quem pagar até o dia 10 de março terá 3% de desconto no pagamento em cota única. Aqueles que optarem pelo parcelamento poderão pagar o imposto em até 10 parcelas, com o primeiro vencimento também no dia 10 de março.

A partir de fevereiro, em data a ser divulgada, estarão disponíveis as guias para pagamento nos portais da Prefeitura de Campos (www.campos.rj.gov.br) e da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.campos.rj.gov.br). De acordo com informações da Secretaria de Fazenda, não houve reajuste do imposto este ano e, sim, uma correção com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da ordem de 10,42%, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que representa o acumulado da inflação dos últimos 12 meses.

O secretário Márcio Morales explica que a Unidade Fiscal de Campos (Ufica) está fixada este ano em R$ 147,99 e que, em caso de parcelamento, o valor da parcela não poderá ser inferir a 50% da Ufica. Ele ressalta que, no ano passado, os contribuintes responderam bem aos chamados da secretaria. “Tivemos retorno positivo em relação aos chamados que fizemos aos contribuintes porque todos entenderam a importância de estar com o IPTU em dia. É importante para nosso município e, também, para os proprietários dos imóveis.

Os imóveis onde foram detectadas alterações de características, como novas construções ou ampliações e, por consequência, a cobrança do IPTU Complementar do ano de 2021, essas alterações estarão incluídas no valor a ser pago, conforme prevê a legislação. Os contribuintes que tiverem dúvidas a respeito do IPTU podem entrar em contato com a secretaria, através do 0800-602534, para agendar atendimento ou ir direto à secretaria, localizada na Rua 13 de Maio, 129, Centro. O atendimento ao público acontece das 9h às 16h.

O subsecretário Carlos Roberto Júnior acrescenta, ainda, que a equipe da secretaria está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e atualizar os contribuintes a respeito dos seus tributos. “Os contribuintes que tiverem dúvidas podem ligar para o nosso 0800 e agendar o atendimento para evitar longas esperas. Nossas equipes estão à disposição para que todos possam esclarecer suas dúvidas”, explica o subsecretário.

Abaixo, segue o calendário de pagamento do IPTU/2022

1° cota única – 20/02/2022 , desconto de 7%

2° cota única – 10/03/2022, desconto de 3%

1° parcela – 10/03/2022 e demais parcelas a cada 30 dias.