×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cirurgias começam a ser reagendadas por falta de sangue no Hemocentro

Com o estoque reduzido, pacientes seguem internados aumentando a ocupação nas redes pública e privada de toda a região abastecida pelo banco de sangue

Campos
Por ASCOM
12 de janeiro de 2022 - 17h31
(Foto: Aldo Viana)

O Hemocentro Regional de Campos vem registrando um volume muito baixo de doações nos últimos dias, que marcam o início do período de férias para muitas famílias. Com o estoque reduzido, está faltando sangue para garantir cirurgias agendadas e, com isso, pacientes seguem internados aumentando a ocupação nas redes pública e privada de toda a região abastecida pelo banco de sangue.

A ajuda da coleta externa em outros municípios está esbarrando novamente no novo coronavírus, conforme explica a assistente social Maria Gonçalves. “Os responsáveis de cada cidade têm cancelado os agendamentos em função do aumento no registro de casos de Covid-19 e Influenza. Com isso, nossa programação será feita semanalmente, para evitar novos cancelamentos. Para esta quinta-feira (13), está confirmada a visita da unidade móvel do Hemocentro na Igreja Adventista do Santa Rosa, na Rua Pastor Jurandir, 45, das 9h às 15”, destacou Maria.

“Para agendar basta ligar para os telefones (22) 98175-2599 ou (22) 981264066. Vamos avaliar os detalhes e ajustar a data da visita, objetivando conseguir o maior número de doadores”, acrescentou Maria.

PARA DOAR – Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao Hemocentro regional, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, levando documento original com foto. Para doar, também é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro que, nas mulheres, é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.