×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Rio Paraíba chega a 10 m e já invade casas da Coroa, em Campos

Moradores tentam salvar seus pertences da inundação e temem que rio continue a subir

Geral
Por Redação
10 de janeiro de 2022 - 16h44
Alessadra Cruz, moradora da comunidade da Cora, em Campos (Foto: Silvana Rust)

O Rio Paraíba do Sul chega a 10 m, segundo a última medição feita pela Defesa Civil de Campos, às 16h, desta segunda-feira (10), e já invade as casas da comunidade da Coroa, em Campos dos Goytacazes. A área é o primeiro ponto de transbordo do rio, pois tem um nível mais baixo do que todo o resto da extensão. A cota de transbordamento é de 10,40 m na área central da cidade, mas antes de atingir essa marca, o rio já desaloja na comunidade da Coroa. Moradores tentam salvar seus pertences da inundação e temem que rio continue a subir.

Evana Monteiro, moradora da comunidade da Coroa (Foto: Silvana Rust)

A dona de casa Evana Monteiro mora na Coroa há 22 anos e diz que já passou por várias enchentes. “Quando o rio sobe a gente perde tudo. Passei por várias enchentes e toda vez a gente perde todos os pertences”, desabafa.

Maria Simone da Silva e filha de 2 meses (Foto: Silvana Rust)

A faxineira Maria Simone da Silva mora há dois anos no local, mas é a primeira vez que enfrenta essa realidade. “Tenho uma filha recém-nascida. Estou levantando as coisas de dentro de casa para não ser levado pela água. Não tem como ficar aqui, ainda mais com criança pequena em casa. Estou procurando um novo lugar para ficar, porque não dá pra fazer nada”, relata.

Segundo a Defesa Civil, agentes estiveram na comunidade, neste domingo (9), e orientaram os moradores a saírem do local, pois já havia a previsão de alagamento. Ainda segundo o órgão, foi oferecida assistência aos moradores, para a mudança e retirada dos pertences, mas eles teriam dito que iriam procurar uma forma de sair e, de acordo com a Defesa Civil, recusaram a ajuda.

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes disse em nota que a Coroa fica na margem do Rio Paraíba e não há como colocar bombas para retirar a água do local. “A situação só será normalizada naquele ponto quando o nível do Paraíba começar a descer. O secretário de Defesa Civil esteve na Coroa e na Ilha do Cunha, orientou a população sobre o cenário de contínua elevação do Paraíba, e pediu que não se expusessem a qualquer situação de risco.
As Secretarias de Defesa Civil e Desenvolvimento Humano e Social farão nova vistoria no local”, informou a Prefeitura.

Além disso, o Prefeito Wladimir Garotinho se posicionou em suas redes sociais sobre a marca de 10 m do Rio Paraíba do Sul e disse que a tendência é que haja estabilização.

“Estou aqui reunido com a equipe da Defesa Civil e da secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, acompanhando a situação da cheia do Rio Paraíba. O rio acaba de atingir a cota de dez metros, o transbordo é na cota de 10,40 m, mas eu queria tranquilizar a população, porque a tendência é de estabilização do rio, para que depois ele possa vir a diminuiar a sua cota e sua altura”, disse.

Veja o vídeo na íntegra: