×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Nível do Paraíba sobe 3 centímetros por hora, se aproxima da cota de transbordamento e Defesa Civil permanece em alerta

Última medição mostrou que rio chegou a 9,96 metros; Rio Muriaé também tem nível acima do normal e ameaça moradores de Três Vendas

Geral
Por Redação
10 de janeiro de 2022 - 10h32
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

*Matéria atualizada às 13h44

O nível do Rio Paraíba do Sul chegou a 9,96 m, segundo a última medição feita pela Defesa Civil de Campos, às 13h desta segunda-feira (10). A cota de transbordamento é de 10,40 m. De acordo com o Setor de Monitoramento do órgão, a elevação média é de 3 centímetros por hora. O Rio Muriaé também tem nível acima do normal e ameaça moradores da localidade de Três Vendas.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “o reservatório de Santa Cecília segue mantendo a liberação da vazão defluída muito alta e o Paraíba segue recebendo grande volume de água de seus afluentes, por isso o nível ainda não começou a baixar. A Defesa Civil está em alerta, realizando vistorias em áreas ribeirinhas e vulneráveis e orientando a população”.

LEIA TAMBÉM

Defesa Civil entra em estado de alerta por conta da elevação do nível do Rio Paraíba em Campos

O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, e o Superintendente Regional do Inea, Eduardo Crespo, vão vistoriar as comportas da tomada do Paraíba nesta segunda-feira para verificar o funcionamento e avaliar a possibilidade de fechamento, a fim de facilitar a drenagem de água de chuva na área urbana do município.

No domingo, Pascoutto esteve na Ilha do Cunha e na Coroa, acompanhando a situação no local e orientando os moradores a não se exporem à situação de risco. “Prezamos pela vida. As famílias que permanecem nestas áreas vivenciaram enchentes algumas vezes e sabem bem o que fazer nestes casos e o momento de deixarem suas residências. A situação nestes pontos ainda está sob controle. Nossa orientação para todas as pessoas é que em qualquer sinalização de risco, busquem abrigo em locais seguros”, orientou o Secretário.

Rio Muriaé

O nível do Muriaé também está acima do normal. Na altura da localidade de Três Vendas, próximo ao limite entre os municípios de Campos e Cardoso Moreira, o rio já saiu da calha e atingiu a área de pasto do lado oposto às residências da localidade. A Defesa Civil também monitora o Muriaé e nota que, assim como o Paraíba, sua elevação acontece de forma mais lenta que no último final de semana. A normalização do Muriaé depende também da diminuição do nível do rio Paraíba, uma vez que o Muriaé desemboca nele.

Ainda a Defesa Civil informa que as equipes foram chamados por conta de alagamentos em Novo Jóquei e Santa Rosa.

Apoio

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil a qualquer hora do dia ou da noite, através dos telefones 199 ou (22) 98175-2512.