Nível do Rio Paraíba sobe e pode atingir o cais da Lapa

Chuva e liberação da vazão no reservatório de Santa Cecília são as causas do aumento

Campos
Por ASCOM
8 de janeiro de 2022 - 13h29
A expectativa é que ainda neste sábado o nível do rio atinja a marca de 8 metros (Foto: Divulgação/PMCG)

Devido ao aumento de 700% da liberação da vazão defluída do reservatório de Santa Cecília, o nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos, deve aumentar consideravelmente nas próximas horas. 

A última medição do nível do rio, realizada na manhã deste sábado (8), registrou a cota de 7,25 metros, nível 46 centímetros acima dos 6,79 metros registrados na manhã da última sexta-feira (7). Esta elevação inicial é decorrente das fortes chuvas nas regiões de influência do Paraíba do Sul. A expectativa é que ainda neste sábado o nível do rio atinja a marca de 8 metros e, com isso, a água chegue ao cais da Lapa, impossibilitando o estacionamento no local.

A orientação da Defesa Civil é para que motoristas evitem estacionar no local neste sábado, e enquanto o nível do rio estiver acima do normal. Quem já colocou carro no Cais deve ficar atento à oscilação e retirar o veículo o quanto antes.

A Secretaria tranquiliza a população informando que o nível de transbordamento do Paraíba é de 10,40 metros e que neste momento não há risco de ultrapassar a cota.