×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fernando da Silveira | A importância do respeito nos diálogos inteligentes

“A boa política deve comprometer-se com a formação civilizada da sociedade” - AldanoSéllos de Barros

Artigo
Por Redação
2 de janeiro de 2022 - 0h38

           Vou chover no molhado, mas o tom amistoso da aprovação do Dr. André Mendonça pelo Senado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal me fez lembrar do amigo Aldano. Eu ainda não tinha sido seu aluno, quando participávamos das reuniões dominicais ocorridas na Congregação Mariana da Igreja Santíssimo Salvador. É que ele, respeitado advogado, ainda não exercia o cargo de professor da Faculdade de Direito de Campos, pois ela até então não existia. Quanta saudade tenho das noitadas, após as reuniões na Congregação Mariana, numa Praça São Salvador sem mendigos, sem assaltos, daí nos permitirem deleitarmos com o brilho intelectual de Aldano a refutar carinhosamente incrédulos, que num espaço público, nos procuraram para criticar a nossa religião.

Oportuno dizer, que Aldano tratou os ateus com o maior carinho, dando para eles uma aula a exibir o seu domínio no que concerne à acuidade dos filósofos cristãos. Levando alguns à abaixarem a cabeça, mesmo sem concordar com a argumentação de Aldano, pois além de não dominarem o assunto por eles levantado, também estavam imbuídos do entendimento de que o respeito mútuo é fundamental para defender esta ou aquelaposição política ou religiosa. Porém, ao longo das controvérsias, até os que eram ateus passaram a ser agnósticos, enquanto outros tornaram-se cristãos. Sem os que permaneceram ateus ficassem indignados. O que demonstrou, que mesmo não havendo entre eles o consenso, ocorreu a plena aceitação no que concerne ao respeito mútuo sempre defendido por Aldano. Tornando o convívio entre nós tão agradável, que depois do debate saímos todos juntos para uma noitada mais alegre na Casa do Chá, onde fizemos uma leve refeição com chá, torradas e bolos.

Parece-me conveniente lembrar, que cristãos e ateus eram alunos do Curso Clássico do Liceu de Humanidades de Campos, quando o seu então diretor, o brilhante advogado, o político e primeiro presidente da Academia Campista de Letras, o Dr.Nelson Pereira Rebel, não deixava de nos alertar sobre a imensa importância do respeito mútuo, pois sem ele todas as iniciativas políticas mesmo bem-intencionadas ruem por terra, são destruídas inapelavelmente. Eis a razão de ficar com a alma em festa, quando pela televisão tomei conhecimento de que o Dr. André Mendonça, ao ser indicado pelo nosso Senado para assumir a condição de Ministro do Supremo Tribunal Federal, foi respeitado pelos seus concorrentes e pelos adversários políticos, a demonstrarem o equilíbrio, que se deve ter na decisão dosassuntos públicos. Certamente por sentirem, que só o respeito ao outro pode construir uma sociedade civilizada.