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Alpha implanta novo modelo de Ensino Médio para 2022

O aluno será protagonista na sua trajetória escolar, com maior flexibilidade e diversidade curricular

Entrevista
Por Gabriela Lessa
5 de dezembro de 2021 - 0h01
Alpha está há 25 anos no mercado (Fotos: Priscila Riscado / Ascom Alpha)

Com 25 anos de tradição, o Alpha Colégio e Pré-Vestibular já recebeu aproximadamente 10 mil alunos em suas salas de aula e corredores. Tudo partiu de um sonho compartilhado por professores dedicados, que queriam oferecer a melhor preparação para o vestibular. Hoje, a instituição conta com ensino completo, partindo da Educação Infantil até o Ensino Médio.
Para o ano de 2022, será implantado um novo modelo de Ensino Médio, abrindo espaço para o protagonismo do aluno, com flexibilidade e diversidade curricular. O estudante terá a possibilidade de escolher em qual área do conhecimento quer se aprofundar, sendo responsável por 40% de sua trajetória escolar. Em entrevista para o Jornal Terceira Via, a diretora pedagógica do Alpha, Ana Beatriz Machado, contou um pouco sobre essa nova proposta de ensino e como será aplicado à rotina dos alunos.

O Alpha Colégio e Pré-vestibular está há 25 anos no mercado. Poderia nos contar um pouco da trajetória da escola?
O Alpha nasceu do desejo de um grupo de professores que, em fins de 1996, sonhava em edificar um modelo novo de Pré-Vestibular, que consolidasse o conhecimento de alunos bem formados no Ensino Médio, oferecendo-lhes trabalho respeitoso e inteligente, em atendimento às novas exigências dos vestibulares. Em março de 1997, formamos nossas primeiras turmas. O grupo acreditava na possibilidade de concretização de uma sociedade educacional baseada na valorização do professor e na democratização de posturas e ideias. Em 1998, demos um novo passo, a construção de uma escola de Ensino Médio e, em 2002, implantamos os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O ano de 2013 trouxe para o Alpha a ampliação do Ensino Fundamental com a implantação dos anos iniciais (1º ao 5º ano), o nosso “Alphinha”. Em 2019, nos preparamos para um novo desafio, o início da Educação Infantil em 2020. Nasceu o “Pequeno Alphinha”, mais um projeto que se tornou realidade.

Quantos alunos já passaram pelas salas de aula do Alpha? E qual é o sentimento da instituição por saber que é responsável pela educação de muitos jovens, que são o futuro desse país?
Em 25 anos de história, já passaram pelo Alpha, aproximadamente, 10 mil alunos. Acompanhamos muitas trajetórias de vida e ficamos muito felizes ao ver a realização profissional e pessoal de nossos eternos alunos, como costumamos chamar todos os que passaram por nossa escola.
O sentimento que temos é de que cumprimos a nossa missão enquanto educadores. Entendemos que nenhuma pessoa nasce construída eticamente. Só a educação é capaz de lhe oferecer a oportunidade de se construir e de tomar consciência de si mesmo como agente na sociedade em que vive, conhecendo as responsabilidades que possui como sujeito e cidadão. Hoje, quando reencontramos nossos alunos, já com suas vidas encaminhadas, trazendo seus filhos para estudar conosco, temos a certeza de que as sementes deram frutos e nossa missão continua.

Qual é o principal compromisso do Colégio Alpha com os educadores e alunos?
Sabemos de nosso compromisso moral e ético. Desejamos comprometer-nos com a formação de uma sociedade eticamente renovada e colaborar na transformação de uma nova mentalidade empresarial, baseada na valorização do professor e na democratização de posturas e ideias. Educar é comprometer-se com a formação de indivíduos que sejam eticamente livres, responsáveis e que aprendam, principalmente, a discriminar as fronteiras entre o proibido e o permitido, tendo como critério ideal o respeito ao outro e à coletividade.

Quais são as novidades para o ano letivo de 2022?
Hoje, vivemos um cenário promissor em relação ao controle da pandemia. Assim, 2022 promete ser um ano de esperanças renovadas, de retomada das aulas 100% presenciais, do retorno da Casa das Artes do Alpha, com seus cursos livres e, principalmente, o ano de implantação do Novo Ensino Médio.

O novo Ensino Médio vem como proposta de dar espaço ao protagonismo do aluno. Poderia nos explicar como isso irá funcionar?
O novo modelo de Ensino Médio traz como pilares a flexibilidade e a diversidade curricular. Em sua nova estrutura, os Itinerários Formativos representam a possibilidade de o aluno escolher em qual área do conhecimento ele irá aprofundar os seus estudos. O protagonismo do aluno entra em prática quando ele escolhe quais conteúdos vão ser o foco do seu ano letivo, por meio dos diferentes Itinerários Formativos oferecidos pela escola. Isso assegura uma maior flexibilidade, permitindo aos alunos escolherem 40% de sua trajetória escolar, trazendo maior engajamento e interesse para eles.

Quais serão os benefícios na trajetória educacional dos alunos?
Como falamos anteriormente, o engajamento do aluno cresce à medida que ele aprofunda os estudos em sua área de interesse. Além disso, ele experimenta, no Itinerário Formativo, uma maior conexão com o mundo do trabalho; um pouco da vivência profissional da área escolhida; entra em contato com conteúdos que seriam trabalhados somente na universidade e tem a possibilidade de descobrir se realmente existe afinidade com a escolha feita.

É importante frisar que, ao escolher um Itinerário, o aluno não está escolhendo, desde já, a sua carreira universitária. O Itinerário Formativo representa uma área de conhecimento, dentre as quatro áreas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas; e dialoga com as diferentes carreiras possíveis na área de escolha do aluno. Há, ainda, a possibilidade de trocar de Itinerário, caso o aluno, após cursar um período, descubra que esse Itinerário não o representa.

Haverá alterações na carga horária e demanda de atividades para os estudantes?
A Lei Federal nº 13.415, também conhecida como a lei do Novo Ensino Médio, determina que a carga horária mínima passe das 2.400 horas, anteriormente previstas, para um mínimo de 3.000 horas, a partir de 2022. Há, também, na lei, a previsão do aumento gradativo dessa carga horária, até chegar às 4.200 horas, o que configura o ensino integral.

Isso implica na reestruturação de todo o Ensino Médio e de sua organização curricular, trabalho que o Alpha vem desenvolvendo desde fevereiro de 2021, com seus professores e equipe técnico-pedagógica.

O que são os Itinerários Formativos e como são aplicados?
O Novo Ensino Médio apresenta mudanças em sua estrutura, definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple a BNCC e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes. A estrutura de ensino passará a ser dividida em: Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e Projeto de Vida.

Os Itinerários Formativos são a parte flexível do currículo, que será de escolha do aluno, correspondem a 40% da carga horária a ser cursada e foram desenvolvidos dentro das quatro áreas de conhecimento:
Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Há também a possibilidade de as escolas oferecerem Itinerários Formativos Profissionalizantes, mas esse não foi o caminho seguido pelo Alpha.

No Alpha, organizamos, em parceria com a Eleva Educação, quatro Itinerários Formativos, um para cada área de conhecimento: itinerário formativo da área de matemática: a raiz do problema – lógica e solução; itinerário formativo da área de linguagens: do rascunho à arte final – literatura e arte; itinerário formativo da área de ciências da natureza: ciclo da vida – medicina e saúde; itinerário formativo da área de humanas: engrenagens do mundo – modelos políticos e econômicos.

Ao escolher um Itinerário Formativo para cursar, o aluno tem a possibilidade de viver experiências conectadas à área profissional que for de seu interesse.

Como surgiu a ideia de implantar essa nova proposta de ensino?
O Ensino Médio tradicional já vinha passando por questionamentos e não atendia à realidade educacional do país. Atualmente, o Ensino Médio prioriza a preparação para o vestibular, apresenta um currículo único, fragmentado e sem diálogo entre as disciplinas. Não há, também, conexão com a realidade ou o interesse dos alunos, o que contribui para a baixa motivação e o baixo nível de aprendizagem.

Esse Novo Ensino Médio foi instituído pela Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 e regulamentado pela Resolução nº 03, de 21 de novembro de 2018, que atualizou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nesse mesmo ano (2018), foi publicada, em 28 de dezembro, a Portaria nº 1.432, estabelecendo os referenciais para a elaboração dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

De acordo com o Artigo 1º, § 1º da Lei 13.415, os sistemas de ensino têm o prazo máximo de cinco anos, a partir de 02/03/2017, para implantar as mudanças do Novo Ensino Médio. E, nós, do Colégio Alpha, nos preparamos para oferecer um Ensino Médio bem estruturado, dentro de todas as exigências da nova legislação e que atenda às aspirações de nossos alunos.

Com esse fim, realizamos o treinamento e a preparação de nossa equipe pedagógica. Em seguida, promovemos vários encontros com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, com o objetivo de apresentar a estrutura do novo modelo de ensino e ajudá-los a escolher parte da sua trajetória escolar.