×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura de Campos vai digitalizar serviços da administração pública

Município assina nesta sexta-feira adesão a software que promete agilizar atendimento a servidores e cidadãos

Política
Por Redação
3 de dezembro de 2021 - 8h57
Secretário de Administração, Wainer Teixeira ao microfone (Foto:Ilustrativa)

O prefeito Wladimir Garotinho recebe, nesta sexta-feira (3), às 11h, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho, para assinatura de convênio para adesão do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), um software gratuito, seguro e público que vai garantir a modernização e digitalização da administração pública.

Para a assinatura do convênio, também participarão o subsecretário de Administração e Contratos, Frederico Paes, representando o secretário Wainer Teixeira; o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; e o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF Campos), Jefferson Manhães. Com o novo sistema, a Prefeitura de Campos vai economizar tempo e recursos, além de agilizar o fluxo de processos administrativos que tramitam na administração municipal e contribuir para o meio ambiente.

A modernização da gestão tem sido um dos principais desafios da atualidade, onde se busca a agilidade, eficiência e simplificação de processos, além de transparência pública, redução de custos e de tempo dos atos administrativos. Inicialmente, estarão participando do projeto-piloto o Gabinete do Prefeito; as Secretarias de Administração e Recursos Humanos; Educação, Ciência e Tecnologia; Procuradoria Geral do Município e Transparência e Controle. Todo o processo de adesão ao sistema vem contando com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac).

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, conheceu o sistema no início do ano e levou a proposta ao prefeito. Atualmente, assim como acontece em grande parte do Brasil, o atendimento aos servidores públicos e aos munícipes é feito através de requerimentos e processos físicos. “Com o novo sistema, a proposta é otimizar tempo e tornar a tramitação do fluxo destes processos mais célere, mas isso faz parte de um processo gradativo, onde o treinamento das equipes está começando agora”, informa o secretário.

Atendimento na Secretaria de Fazenda de Campos (Ilustração)

A equipe do Rio Grande do Norte está oferecendo curso de capacitação para 51 servidores da prefeitura, que atuarão com o sistema. A capacitação terá duração de seis meses e, neste período, já será possível ir implementando o sistema em alguns setores, envolvendo principalmente o trâmite dos ofícios e processos.

A medida faz parte das propostas de governo do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes, de desburocratizar e tornar mais célere o atendimento. Desde o início do ano, um grupo de estudo foi formado para viabilizar um sistema que melhor atendesse ao município de Campos nesse processo de digitalização criando o Programa Campos Digital. O sistema já vem sendo utilizado também em outros Institutos Federais, incluindo o de Campos, além de órgãos das esferas municipais e estaduais.

O SUAP é um sistema que possibilita que vários módulos possam ser acoplados, gradativamente, contemplando vários setores da administração pública, como Controle, Patrimônio, Almoxarifado, Transporte, Gestão de Pessoas, Saúde e Educação, entre outros.

Fonte: SubCom/PMCG