×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Petrobras apresenta programação para as crianças na XX Bienal do Livro do Rio

Companhia leva projetos patrocinados e atividades lúdicas ao evento, de 3 a 12 de dezembro

Cultura
Por Redação
3 de dezembro de 2021 - 7h46
Bienal do Livro no Rio Centro (Arquivo/Ilustração)

A Petrobras vai apresentar uma programação especial para as crianças na XX Bienal Internacional do Livro do Rio, entre os dias 3 e 12 de dezembro, no Riocentro. O segmento infantil do evento tem patrocínio da Petrobras Cultural – através da Chamada Petrobras Cultural Para Crianças, que selecionou 32 projetos culturais em todo o país. Além das atividades lúdicas, a empresa levará também apresentações de projetos patrocinados pela companhia, garantindo mais diversão para a criançada.

Em todos os dias da Bienal, a Petrobras vai realizar em seu espaço atividades como contação de histórias e confecção de caricaturas. Por causa da pandemia, o local terá controle de acesso para evitar aglomerações. A abertura da programação especial será no sábado (4), com duas apresentações do teatro de bonecos Giramundo: 11h e 14h30 . No domingo, será a vez do espetáculo Bichos Dançantes, da Focus Cia de Dança – às 11h, 12h10 e 13h10 – que contará também com sessões de autógrafos com Alex Neoral e fotos com personagens. Na segunda-feira (6), às 14h, a bailarina Ana Botafogo vai contar a história do Lagos dos Cisnes para as crianças.

Na sexta-feira (10), o espaço recebe, às 15h, a oficina de criação de gifs com equipe da animação Maréu. No sábado (11), as crianças poderão assistir a peça A Rainha, também em dois horários: 11h30 e 16h30. Já a contação de história do longa de animação “Teca e Tutti – uma noite na biblioteca” e o bate-papo com o diretor Tiago Mal acontece no sábado (11), às 17h, e domingo (12), às 10h30. A Orquestra Petrobras Sinfônica leva a série “Sons da Primavera” para o encerramento da programação do Espaço Metamorfoses, às 15h do domingo (12).

Ambiente lúdico

Já o Espaço Metamorfoses Petrobras será uma grande área lúdica formada por quatro salas principais, com conteúdo e atividades vivenciais para as crianças, como “Leitura em metamorfose”, “Somos todos natureza”, “Ainda há tempo” e “Inspirar para mudar”. O ambiente também terá um painel de borboletas para tirar fotos, além da distribuição de 60 mil revistinhas com atividades.

Incentivo aos eventos culturais no Brasil

Com a realização da chamada voltada ao segmento literário, a Petrobras mostra a importância de incentivar projetos de leitura em território nacional, e segue presente apoiando a cultura nesse momento de retomada das atividades presenciais. As primeiras ações foram a Bienalzinha, segmento infantil da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco; a “Floresta Encantada Petrobras”, dentro da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre; e a Flipinha, da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Na programação de feiras e ações selecionadas, em 2022, ocorrerão a Feira Literária de Pirenópolis (GO), FIL Festival – edição “A experiência da literatura” (projeto virtual), a Fliminha, da Festa Literária Internacional da Mantiqueira (MG-SP) e a Flimo – Festa Literária de Morretes (PR).

Fonte: Ascom