×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coletas externas de sangue são coordenadas pelo Hemocentro de Campos

Iniciativa tem finalidade de manter equilibrado o estoque; serviço funciona no Hospital Ferreira Machado

Saúde
Por Redação
2 de dezembro de 2021 - 9h51
Unidade móvel do Hemocentro pela cidade de Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

O Hemocentro Regional de Campos segue intensificando as coletas externas com o auxílio de sua unidade móvel que, nesta quinta-feira (2), vai estar no condomínio Sonho Dourado. Os moradores interessados em doar sangue vão ser acolhidos pela equipe do Hemocentro, das 9h às 15h, com total segurança.

“Para agendar basta ligar para os telefones (22) 98175-2599 ou (22) 981264066. Vamos avaliar os detalhes e ajustar a data da visita, objetivando conseguir o maior número de doadores”, comentou a assistente social do Hemocentro Regional, Maria Gonçalves e ainda segundo ela, os agendamentos estão ajudando a equilibrar o estoque de sangue.

Para doar

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao Hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro que, nas mulheres, é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Agenda da Unidade Móvel – dezembro

02/12 – Condomínio Residencial Sonho Dourado

07/12 – Almir Peças (Bom Jesus do Itabapoana)

09/12 – Santa Casa de Misericórdia de Campos

14/12 – Hospital São Vicente de Paulo (Bom Jesus do Itabapoana)

16/12 – Condomínio Residencial Jardim das Acácias (Guarus)

21/12 – Zooloja (Av. Arthur Bernardes)

23/12 – Quissamã (Praça Principal)

30/12 – São Fidélis (Centro)

Fonte: SubCom/PMCG