×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Centro de Educação Ambiental de Campos é reaberto ao público

Situado em Guarus, a área possui mais de cinco mil metros quadrados e oferece uma série de atividades

Meio Ambiente
Por Redação
2 de dezembro de 2021 - 10h06
Vice-prefeito Frederico Paes plantou uma muda de peroba do campo (Foto: César Ferreira

O Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares foi reaberto, na quarta-feira (1º) em Campos dos Goytacazes. O espaço possui cerca de cinco mil metros quadrados de área, com viveiro, pomar, lago, auditório, banheiros e muita área verde. Está situado na Avenida José Carlos Pereira Pinto, 300, próximo ao Hospital Geral de Guarus.

O vice-prefeito Frederico Paes esteve presente na solenidade de reabertura. Ele plantou uma Peroba do Campo. Engenheiro agrícola por formação, ele destaca a importância que o espaço possui para a conscientização em relação a preservação do meio ambiente.

“É preciso conservar, poupar a natureza, e só através da educação que vamos conseguir isso, conscientizando as crianças, os jovens e porque não os mais velhos. O CEA vem nesse sentido, de trazer educação, mostrar às pessoas que o meio ambiente é necessário e se a gente pensa no futuro dos nossos filhos e netos, temos que pensar na preservação do meio ambiente agora”.

Durante a solenidade, o subsecretário de Meio Ambiente, Rene Justen, lembrou das ações do Centro.

“Tivemos um período fechado por conta da pandemia e agora estamos abrindo a visitação pública, para as famílias, escolas e ainda grupos da terceira idade. Aqui, as pessoas recebem toda orientação a respeito das espécies e sobre como podemos preservar o meio ambiente. Nós temos 18 espécies arboríficas catalogadas de mata nativa, outras 32 espécies de viveiros”.

O coordenador do espaço, Wilson Duarte, explica que o CEA está aberto das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

“Toda população pode vir. Temos uma equipe da educação ambiental que auxilia na visita guiada. Algumas pessoas vêm para fazer passeio na área verde, coletar mudas, pesca artesanal, piquenique em família. Fotógrafos aproveitam a nossa área para fazer book. As escolas, sejam públicas ou privadas, que quiserem visitar o espaço, basta agendar de forma presencial. Temos ainda projetos com a coleta de óleo, onde a cada dois litros de óleo usado, a pessoa recebe um litro de detergente. Também recebemos caixas de leite vazias que podem ser trocadas por mudas”.

O CEA permite aos visitantes prática de pesca artesanal no Canal do Vigário, que corta a área de proteção. Entre as atividades realizadas no local estão gincanas ambientais; aula técnica de campo e urbana; palestras ambientais, minicursos; exposições e oficinas, como a de sabão ecológico, feito com óleo de cozinha usado, além do Jardim Sensorial.

Fonte: SubCom/PMCG