×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cidennf recebe R$ 7 milhões de deputados para o desenvolvimento do turismo regional

O recurso será utilizado para o custeio da estruturação do projeto "Rota Regional Caminhos do Açúcar", que visa ser uma nova opção turística

Região
Por ASCOM
1 de dezembro de 2021 - 10h48
(Foto: Divulgação/Cidennf)

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) vai receber mais de R$ 7 milhões em emendas parlamentares. O recurso será utilizado para o custeio da estruturação do “Rota Regional Caminhos do Açúcar”, um projeto que tem o propósito de ser uma nova opção turística, capaz de impulsionar o desenvolvimento regional, criando um roteiro que irá interligar os municípios consorciados, com mais de 300 quilômetros de extensão.

Trata-se de uma rota composta por diversos circuitos, como os de Off Road, Cicloturismo, Trilhas Equestres, Caminhadas, Quadriturismo, Gastronomia Rural, além dos Circuitos Culturais e Religiosos levantados de acordo com as vocações e potencialidades de cada um dos municípios consorciados. O recurso foi destinado via emendas parlamentares, divididas em individuais apresentadas pelos deputados federais, Vinícius Farah e Altineu Côrtes, e a de bancada formada pelos deputados Paulo Ganime, Hugo Leal, Christino Áureo, Chris Tonietto, Soraya Santos e Daniela do Waguinho, ambos do Rio de Janeiro.

Segundo a presidente do Cidennf, Fátima Pacheco, a destinação do recurso é fruto da união dos prefeitos dos municípios consorciados na viagem feita à capital federal, onde foi apresentado o projeto aos deputados. “Tivemos reuniões de grande valia em Brasília, e esse é o resultado de um trabalho integrado de articulação entre os prefeitos e os parlamentares. Entendemos que as parcerias são o caminho para captar recursos de forma mais breve, e assim oferecer um trabalho de qualidade aos munícipes. Esse recurso será fundamental para a retomada das atividades turísticas, no cenário do avanço da vacinação e pós-pandemia”, declarou Fátima Pacheco, presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã.

Projeto Turístico “Rota Regional Caminhos do Açúcar”

Exaltando a vocação da região na produção de cana de açúcar, a proposta do “Rota Regional Caminhos do Açúcar” traz uma rota turística regional com mais de 300 km, passando pelos municípios consorciados do Norte e Noroeste Fluminense: Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Italva, Quissamã, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana, oferecendo atividades turísticas em diversos segmentos, como a agricultura, educação, entre outros.

Com a estruturação desta rota turística, o Cidennf tem como propósito promover o desenvolvimento regional, dando subsídio para que os municípios consorciados ampliem as fontes de geração de emprego e renda, além de fomentar a cultura e utilizar as potencialidades já disponíveis nos municípios. O projeto visa beneficiar os agricultores familiares, artistas e artesãos dos municípios, visto que esses irão expor seus produtos e recepcionar os turistas em suas propriedades, além de desenvolver a agricultura e produção familiar dos pequenos agricultores inseridos no roteiro. Entretanto, os circuitos elaborados serão divididos para atrair um público entre crianças, jovens, adultos e idosos, ciclistas recreativos, motociclistas, trilheiros, turistas de outras regiões do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, entre outros.