×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: tempestade em meio a forte calor pega campistas de surpresa

Temperatura chegou a 31 graus nesta terça-feira e durante a chuva baixou para até 28

Geral
Por Redação
30 de novembro de 2021 - 16h10
Foto: divulgação

O forte calor registrado nesta reta final da primavera tem provocado tempestades isoladas na região. Nesta terça-feira (30), chuva forte acompanhada de raios, trovões e ventania pegou turistas e moradores de Lagoa de Cima, em Campos, de surpresa.  Vídeos feitos por internautas postados nas redes sociais mostram o fenômeno natural. Em seguida, a chuva foi registrada também na área central de Campos.

O nível da Lagoa de Cima está acima do normal por causa das chuvas registradas na Região Serrana de Campos desde o mês de outubro.  

As temperaturas registraram a máxima de 31 graus. Durante a chuva, os termômetros baixaram para até 28.

Técnico em meteorologia, Carlos Augusto Souto (Reprodução)

O técnico em meteorologia, Carlos Augusto Souto, explicou que a chuva desta terça foi localizada e representa a transição entre a primavera e o verão. “O tempo está, finalmente, descobrindo as características do verão. A estação da primavera começa parecendo inverno e termina parecendo verão e é o que está acontecendo. A média de temperatura estava baixa para a epóca em relação a outros anos. Chegamos a ter registros de 19 graus, o que é muito baixo e isso sim me impressionou como especialista”, informou Souto.

Segundo o profissional, a previsão é de que quinta-feira (2), as temperaturas voltem a cair e somente a partir da primeira semana de dezembro, é que o calor deverá se firmar.

Dia mais quente da primavera

Segundo o Climatempo, segunda-feira (29) foi o dia mais quente da primavera registrado na capital fluminense, com temperatura de 37,3°C, na região da Vila Militar, na zona oeste carioca. O recorde anterior de maior temperatura na primavera era de 36,7°C no dia 15 de outubro. A primavera começou em 22 de setembro.