×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Oficinas gratuitas de artesanato a partir desta quarta-feira no Palácio da Cultura

Artesanato e gastronomia serão os focos do projeto “Expo-visão do Artesanato Campista”, realizado até dezembro

Campos
Por ASCOM
30 de novembro de 2021 - 17h57
Palácio da Cultura (Foto: Carlos Grevi)

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), inicia nesta quarta-feira (1º), mais uma rodada de oficinas gratuitas de artesanato e gastronomia, através do projeto “Expo-visão do Artesanato Campista”, no Palácio da Cultura. As atividades acontecerão, também, na quinta-feira (02), sempre das 10h às 12h e das 14h às 16h, para grupos de 10 pessoas por aula. As inscrições podem ser feitas no formulário virtual (AQUI) ou presencialmente, na hora, de cada oficina.

As oficinas artesanais têm como objetivo o empoderamento artístico e o fortalecimento de vínculo entre os artesãos participantes do evento e a comunidade. O material necessário para as oficinas será por conta dos alunos, que receberão a lista específica de sua oficina no e-mail de confirmação de sua inscrição. Para dar acesso a mais pessoas, cada interessado (a) deverá escolher, no máximo, duas oficinas para participar.

“A oferta das oficinas é uma contrapartida que os artesãos do projeto “Expo-visão do Artesanato Campista” estão oferecendo a FCJOL, em troca da cessão do espaço do Palácio da Cultura. Graças ao nosso projeto, os participantes contam com um local amplo, confortável e seguro para divulgar suas criações e comercializá-las. A ação faz parte do programa “Culture, Campos – com horizonte!”, por meio do Eixo Programa de Formação em Cultura, Saberes Culturais (ProFoC)”, observa a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

EXPO-VISÃO – Reunindo cerca de 60 artesãos do município, a ação de valorização do artesanato acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até 5 de dezembro. A partir do dia 6 de dezembro, os artesãos irão expor seus trabalhos das 9h às 20h, encerrando as atividades no dia 23 daquele mês. O projeto tem a curadoria da diretoria executiva das Artes e Culturas da FCJOL, através da professora, Salvadora Cruz, responsável técnica por artesanato regional e cultura popular da FCJOL. Os artistas participantes estão cadastrados na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, de Goitacazes, equipamento administrado pela FCJOL.

EXPO-VISÃO – OFICINAS
1° DE DEZEMBRO
10h às 12h – Corte, Costura e Modelagem: camiseta de alcina roletè
Ministrante: Salvadora Cruz
Material: 1 folha de papel pardo, lápis b2, borracha, fita métrica, régua de costura (1m), tesoura, tecido livre (1m40cm), agulha e linha
10h às 12h – Pintura em tecido: toalha de lavabo
Ministrante: Neuza Artes
Material: 1 toalha de lavabo, pincel chato, tinta para tecido.
14h às 16h – Corte, Costura e Modelagem: camiseta de alcina roletè
Ministrante: Salvadora Cruz
Material: 1 folha de papel pardo, lápis b2, borracha, fita métrica, régua de costura (1m), tesoura, tecido livre (1m40cm), agulha e linha.
14h às 16h – Reciclagem: Mini Presépio
Ministrante: Rosemere Moreira
Material: 3 refis de pistola quente e a pistola

2 DE DEZEMBRO
10h às 12h – Arte com miçangas: Porta níquel
Ministrante: Thuane Reis
Material: Miçangas e linha nylon
10h às 12h – Crochê: Porta álcool
Ministrante: Célia Toledo
Material: Linha Anne e agulha de crochê n.º 2.5mm (necessário já ser iniciado no crochê)
14h às 16h – Arte com miçangas: Porta níquel
Ministrante: Thuane Reis
Material: Miçangas e linha nylon
14h às 16h – Barro: Petisqueira
Ministrante: Mariana Salles
Material: Barro e pote de plástico