×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mosteiro de São Bento em Campos é tombado pelo Inepac

Iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural foi publicada no Diário Oficial; o Jornal Terceira Via publicou matéria sobre preservação

Patrimônio
Por Redação
30 de novembro de 2021 - 10h43
Edifício da ordem beneditina Mosteiro de São Bento, em Mussurepe (Fotos Silvana Rust)

O prédio do Mosteiro de São Bento, localizado no distrito de Mussurepe, em Campos dos Goytacazes, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A decisão foi publicada no Diário Oficial no último dia 26. A repercussão nesta terça-feira (30) entre historiadores e defensores da arquitetura foi de comemoração. Com o tombamento, alterações na construção do século 17 só poderão ser feitas com autorização do órgão. O Jornal Terceira Via publicou em sua última edição sobre a necessidade preservação arquitetônica, na reportagem “Prédios históricos de Campos esperam Inepac” (clique aqui).

LEIA TAMBÉM

Prédios históricos de Campos esperam Inepac

Para a historiadora Graziela Escocard, o momento é de celebração para Campos dos Goytacazes, pois o reconhecimento do Inepac sobre a importância do Mosteiro de São Bento foi legitimado pelo governo estadual.

Historiadora Graziela Escocard

“O prédio foi erguido no século 17. É a quarta construção mais antiga da cidade. A arquitetura de Campos é conhecida pelo estilo eclético. O Mosteiro de São Bento é de estilo colonial.  Mostra muito da presença dos portugueses aqui com seu aspecto religioso. É um prédio tão antigo que ele merecia ser tombado há muito tempo”, explica.

Antes deste reconhecimento do Inepac, o Mosteiro de São Bento havia sido tombado apenas pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam). Há anos esperava-se por esse tombamento por órgãos estadual ou federal, como Inepac e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“Ficamos felizes com a no´ticia desse tombamento pelo Inepac. É um processo antigo. Como historiadora me sinto contente, pois o tombamento legitima a importância do patrimônio histórico. Serve para informar a população de como o prédio é valioso e precisa ser preservado”, cita Graziela.

Com o tombamento do Mosteiro de São Bento feito pelo Inepac, nenhuma interferência no prédio pode ocorrer a partir de agora, sem o contato e autorização prévia do órgão. Há um ano estiveram em Mussurepe, o então diretor do Inepac, Cláudio Prado; a historiadora Graziela Escocard, o empresário e diretor da CDL, Edvar Junior, integante do Coppam; e Genilson Soares, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos. Eles fizeram um novo levantamento na ocasião para regularizar o processo de tombamento.

O Mosteiro de São Bento é um importante templo da ordem dos beneditinos, que ocuparam e ajudaram a povoar a planície goitacá nos meados do século XVII. Uma típica construção da arquitetura colonial religiosa com data aproximada de 1657.

“Ele é tombado pelo Coppam, mas estamos aguardando também o mesmo procedimento pelo Iphan. O ato do Inepac ratifica a grandeza desse icônico patrimônio cultural material da nossa região”, diz Genilson Soares.

Genilson Soares do IHGC

Para o Instituto Histórico e Geográfico de Campos e os preservacionistas da Cidade, a decisão de tombamento merece comemoração.

“Parabenizamos o Inepac. Acreditamos que, na esteira dos processos realizados em 2020 pelo então diretor Claudio Prado de Mello, venham também o tombamento do centenário Mercado Municipal e a abertura do Escritório Técnico Regional”, conclui Genilson.