×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hospital de Campanha de São João da Barra se aproxima de 0% de internação

Única internação é em decorrência de um quadro clínico, com a fase de transmissão já superada

Região
Por ASCOM
25 de novembro de 2021 - 12h22
Hospital de Campanha de São João da Barra se aproxima de 0% de internação
(Foto: Divulgação)

O avanço no controle da pandemia do novo coronavírus em São João da Barra tem reflexo direto na ocupação atual do Hospital de Campanha Covid-19. A unidade, inaugurada em maio de 2021, está há 14 dias sem receber pacientes. A única internação é em decorrência de um quadro clínico, com a fase de transmissão já superada. 

A aproximação da taxa de 0% de ocupação chega no momento em que o município apresenta números expressivos relacionados à campanha de vacinação. Do total da população, que é estimada em 36.423 habitantes pelo IBGE, 97% já recebeu a primeira dose e 75% completou o esquema vacinal primário (duas doses). A terceira dose está disponível a todos os moradores acima de 18 anos com o intervalo mínimo de cinco meses para a segunda dose e já foi aplicada em 3.309 pessoas.

Ao ser inaugurado, o Hospital de Campanha recebeu de imediato nove pacientes, que se encontravam em isolamento na Santa Casa de Misericórdia do Município. No pico da doença, a ocupação chegou no mês de março a 92%.

Nos últimos cinco meses foram registradas 104 internações. A maioria em julho e setembro, ambos com 33. No mês de agosto foram 27. A queda acentuada aconteceu em outubro, com nove internações, e segue essa tendência em novembro, com duas internações até o dia 24. 

Outubro e novembro são os meses que apresentam também o menor número de óbitos na unidade hospitalar: três e um, respectivamente. No segundo semestre o maior número,13, foi registrado em julho, seguido de setembro, com 10. Em agosto foram cinco óbitos.

“Os números favoráveis permitirão uma desmobilização gradativa do Hospital, que resulta na contenção de despesas e com o atendimento de acordo com a demanda. No estado e no país a situação também se mantém estável, mostrando que vivemos o melhor momento no enfrentamento à pandemia. Mas é bom reforçar que a Covid continua presente e as medidas de proteção devem ser mantidas nesse novo normal”, ressalta a prefeita Carla Machado.

Pelo último boletim semanal divulgado na sexta-feira, 19, foram sete novos casos de Covid registrados no município, com média de um caso por dia. No período, 13 pacientes se recuperaram e 31 casos suspeitos aguardavam resultados de exames laboratoriais.

Fonte: Prefeitura de São João da Barra