×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Presidida por Bruno Dauaire, comissão da Alerj quer cancelamento de multas de trânsito aplicadas na pandemia

Uma das justificativas será que os condutores não foram notificados e, portanto, não tiveram o amplo direito de defesa

Política
Por Blog dos Jornalistas
24 de novembro de 2021 - 9h16
O deputado Bruno Dauaire. (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa instalou, terça-feira (23), a Comissão Disque Trânsito para combater a tão falada “indústria das multas”, noticia a jornalista Berenice Seara, que mantém coluna no jornal Extra.

Sob a presidência de Bruno Dauaire (PSC), com Marcus Vinícius (PTB) na vice, o grupo decidiu que o primeiro ato será entrar na Justiça pedindo o cancelamento de todas as multas de trânsito aplicadas durante a pandemia do coronavírus.

Sem defesa

Uma das justificativas será que os condutores autuados não foram notificados durante a pandemia, ou seja, não tiveram o amplo direito de defesa.

Para a turma, as resoluções editadas pelo Contran, interrompendo o prazo de notificação, são inconstitucionais: o Código de Trânsito Brasileiro é uma lei federal — e, portanto, só pode ser alterada por outra lei federal ou medida provisória.

Disque

A segunda proposta da comissão será pedir que a Alerj ofereça um número de telefone para que os motoristas tenham onde reclamar de multas arbitrárias, que foquem mais na arrecadação do que na educação para o trânsito.

Fonte: Extra Online