×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Concertos para renascimento

Orquestra campista Mariuccia Iacovino e ONG Orquestrando a Vida participam de turnê natalina em seis cidades

Cultura
Por Ocinei Trindade
21 de novembro de 2021 - 0h01
Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino (Fotos: Renato Mangolin)

O período de Natal serve para rememorar o nascimento de Jesus, mas para várias pessoas da área cultural, o momento é de renascimento. Desde o início da pandemia, músicos e artistas tiveram suas atividades afetadas. Os integrantes da ONG Orquestrando a Vida e da orquestra Mariuccia Iacovino comemoram a retomada das apresentações com a presença de público. Uma turnê natalina percorre várias cidades fluminenses até dezembro. Em Campos dos Goytacazes, no dia 26, no Teatro Trianon, o público poderá se emocionar com o repertório de músicas clássicas para a ocasião.

A série “Concertos de Natal com a Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino”, iniciada em 10 de novembro, já passou pelas cidades de Niterói e Quissamã. Depois de Campos, será a vez de Rio das Ostras e Macaé receberem os artistas nos dias 5 e 16 de dezembro, respectivamente. O maestro Brian Fleming rege 50 instrumentistas em cena. As apresentações contam ainda com as participações do tenor Daniel Rangel e da atriz Taiane dos Santos. A coordenação artística é do violinista Hodyllon Martins, e a direção geral é de Jony William Vilella.

“É uma grande emoção o que a gente tem vivido este ano, depois de tempos tão difíceis da pandemia. Estamos muito felizes com essa retomada em grande estilo. Só temos a agradecer. A Orquestrando a Vida continua viva, e isto é motivo de muita alegria. Nossa música de hoje e de todos os dias tem sido de esperança e de renovação”, diz Jony William.

Antes da turnê ser iniciada, a Orquestra Mariuccia Iacovino se apresentou na capital, na sede da Secretaria de Estado de Cultura, uma das patrocinadoras da série de concertos natalinos. Também apoiam os espetáculos o Instituto Dell´Arte e as concessionárias Enel e Arteris Fluminense.

“Fomos chamados para fazermos um vídeo institucional da Enel. Na inauguração de sua nova sede, apresentamos um concerto. Passamos a ter apoio e reconhecimento da empresa. Também nos auxiliam nessa turnê a concessionária Arteris, o Instituto Dell´Arte e a Secretaria Estadual de Cultura. Todos são muito importantes neste período de retomada da orquestra, além de fomentarem outras atividades culturais e artísticas no Estado do Rio”, destaca o diretor geral da turnê, Jony William Vilella.

Natal Imperial e solidariedade campista
Além das cinco cidades que fazem parte do roteiro de apresentações natalinas, a Orquestra Mariuccia Iacovino e integrantes da ONG Orquestrando a Vida têm apresentações previstas para acontecerem em alguns locais de Campos dos Goytacazes, como a Igreja São Francisco e shoppings da cidade. Os músicos também participam de apresentações na cidade de Petrópolis, durante a programação Natal Imperial, de 25 de novembro a 6 de janeiro de 2022.

“É uma honra estarmos em nossa cidade, e também na Região Serrana, com os tradicionais concertos de Petrópolis. Apesar da pandemia, conseguimos dar visibilidade do nosso trabalho em todo o Brasil. Um exemplo foi a participação de integrantes da Orquestrando a Vida no projeto Criança Esperança, da Rede Globo. Nesta e em outras edições, a emissora deu dimensão muito grande ao nosso trabalho em Campos dos Goytacazes”.

Na apresentação que acontece no dia 26, no Teatro Trianon, em Campos dos Goytacazes, com entrada franca, o público está convidado a doar um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão distribuídos entre instituições sócio-culturais cadastradas na cidade. Além de músicas tradicionais natalinas, o repertório também conta com clássicos da Música Popular Brasileira e do cancioneiro internacional, compostos por Leonard Bernstein, Georges Bizet, Guerra Peixe, Gioachino Rossini, Ary Barroso, entre outros.

Trajetória
A ONG Orquestrando a Vida existe em Campos dos Goytacazes desde 1995. Atualmente, é regida pelo maestro Brian Fleming. São 58 músicos, na faixa etária de 10 a 19 anos, provenientes de áreas de risco social da cidade. O projeto social segue os moldes do “El Sistema” venezuelano.
O principal objetivo é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens uma nova perspectiva de vida com inclusão social, desenvolvimento artístico-musical e formação do caráter humano, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando-os e motivando-os nos estudos.

A Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino conta com integrantes da Orquestrando a Vida. Ela tem sido bastante aplaudida e elogiada nas apresentações que realiza em diversas cidades brasileiras. Os músicos também já participaram de concertos internacionais na Argentina, Bolívia, Portugal e Estados Unidos.