×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: nível da Lagoa Feia sobe e causa ainda mais alagamentos em Ponta Grossa dos Fidalgos

Inundações, que antes estavam restritas às propriedades rurais da localidade, já atingem casas

Campos
Por Thiago Gomes
20 de novembro de 2021 - 11h35
Lagoa Feia transbordou (Foto: reprodução)

As chuvas dos últimos dias elevaram ainda mais o nível da Lagoa Feia e têm aumentado os transtornos aos moradores da localidade de Ponta Grossa dos Fidalgos, na Baixada Campista. A população sofre desde o início do mês com alagamentos, mas a situação piorou esta semana, quando as casas começaram a ser invadidas pelas águas. Antes o problema atingia apenas as propriedades rurais. De acordo com os moradores, o manejo errado das comportas que controlam o nível da Lagoa Feia teria causado as inundações.

Segundo o pescador Luiz Tavares Rangel, o nível da lagoa tem aumentado e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão responsável pelo manejo das comportas, não drenou a lagoa quando deveria e, com as chuvas na serra, a água acumulou e transbordou. Ele reclama que o problema se repete todos os anos.

“Estou indignado. O trabalho preventivo simplesmente não existe. Eles (o Inea) esperam que o problema aconteça para depois tomar as providências. Todo mundo sabe que este período é de chuva. Então, o correto seria abrir as comportas antes e, desta forma, preparar a Lagoa Feia para receber essas águas da chuva. Como isso não aconteceu, o Inea esperou a lagoa encher para, só então, abrir as comportas. Agora, o estrado já está feito”, desabafou o pescador.

Ainda segundo Luiz, os moradores estão sendo prejudicados, perdendo bens e o sustento. “A região toda em volta da lagoa está sofrendo, inclusive os pescadores. Muitos estão sofrendo perdas. As propriedades estão completamente alagadas, estamos perdendo gados e 50% da produção de cana-de-açúcar será perdida. Temos que ficar o tempo todo de alerta”, reclamou.

Em nota, a Secretaria de Defesa Civil de Campos informa “que o aumento do nível da Lagoa Feia deve-se ao grande acumulado de chuva das últimas semanas – já que recebe água do Imbé, Rio Ururaí e de Lagoa de Cima – e também em razão da dificuldade de vazão para o mar, devido à obstrução do canal que liga a Lagoa Feia ao Canal das Flechas. Todas as comportas estão abertas, ainda assim a água não segue com o volume que deveria para o Canal das Flechas. A Prefeitura de Campos está buscando integração com o Inea, órgão responsável pela limpeza dos canais principais, para que seja feita a limpeza do canal que está obstruído por vegetação, ação que impactará diretamente na normalização do nível da Lagoa Feia”.

A equipe de reportagem fez contato com o Inea e aguarda um posicionamento do órgão sobre o assunto.