×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Solidariedade canina: cadela Kyra doa sangue para cão com problemas renais

A cadela tem 3 anos e 10 meses, faz parte do Grupamento de Operações com Cães da GCM, e é da raça Pastor Belga Malinois

Campos
Por ASCOM
31 de outubro de 2021 - 10h43

Doar sangue salva vidas e, hoje, foi dia da cadela Kyra, do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM), doar sangue para Lucky, um cão com problemas renais. Kyra tem 3 anos e 10 meses, é da raça Pastor Belga Malinois e faz parte do grupo de cães do GOC.  Os cães do GOC desempenham importante função como farejados contribuindo em atividades policias. 

O procedimento foi realizado em uma clínica veterinária de Campos e Kyra foi levada por dois agentes do GOC. Fazem parte ainda do grupamento os cães Mel, que também é doadora, Baru, Iron e Luna. Os cães são treinados e participam também de operações conjuntas com as Polícias Civil e Militar, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), contribuindo para o combate à criminalidade. 

A médica-veterinária do GOC, Francimara de Araújo, explica que, para ser doador, os cães também precisam seguir alguns critérios, como ter idade entre 1 ano e 8 meses, pesar no mínimo 27 quilos, ter temperamento dócil, estar devidamente vacinado, vermifugado e em boas condições de saúde, além do controle de pulgas e carrapatos e respeitar o intervalo de três meses entre uma doação e outra. 

“Até mesmo entre os animais doar sangue é um gesto de amor que pode salvar vidas. As transfusões de sangue são essenciais no tratamento de animais com doenças que levem a anemias severas; em procedimentos cirúrgicos e/ou acidentes com grande e perda de sangue; em casos de hemorragias graves entre outros. Os cães do GOC, através de nosso trabalho de prevenção e bem-estar, encontram-se em condições de serem doadores, principalmente, as cadelas Kyra e Mel, nossas heroínas”, explica a médica-veterinária.

Para o coordenador do GOC, Ítalo Augusto, é muito gratificante para o GOC e para a GCM poder contribuir auxiliando em uma doação de sangue. “Nossos cães têm uma rotina diária de cuidados e treinamentos específicos para o trabalho que desempenham e poder sair desta rotina para auxiliar outro animal e, principalmente, doar sangue nos enche de alegria. É necessário fazer todos os procedimentos para que a doação seja possível, pois o cão doador precisa ser compatível com o cão que receberá a doação”, informa  Ítalo, lembrando que, assim como a doação dos seres humanos, com os cães também é necessário respeitar o prazo para uma nova doação, que é de três meses.