×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Governador Cláudio Castro sanciona lei que regula uso de máscara

Em Campos, o acessório continuará sendo exigido até que o Gabinete de Crise analise sua obrigatoriedade, no dia 22 de novembro

Estado do RJ
Por ASCOM
28 de outubro de 2021 - 8h43
(Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro)

O governador Cláudio Castro sancionou, na tarde desta quarta-feira (27), a lei que regula o uso de máscaras de proteção facial no Estado do Rio de Janeiro. A decisão será publicada no Diário Oficial de quinta, depois de ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em discussão única.

LEIA TAMBÉM

Alerj aprova flexibilização do uso de máscaras, mas Campos seguirá com obrigatoriedade

Após a sanção, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicará, em DO extra também nesta quinta, uma recomendação aos municípios que deverão seguir os critérios de distanciamento social, ambiente aberto e fechado, percentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, além de outros critérios científicos para a flexibilização do uso das máscaras.

“A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos é motivo de celebração. Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia, esta medida representa um importante salto para a vitória do estado e do povo fluminense sobre o vírus. Nosso compromisso com a agilidade na distribuição das vacinas aos municípios foi o caminho acertado para chegarmos ao atual cenário de baixo risco de contaminação em todas as regiões. Para que a luta contra a covid-19 seja vencida definitivamente, peço que todos continuem seguindo as orientações das autoridades sanitárias”, afirma o governador Cláudio Castro.

“A promulgação da lei e a decisão do governador de sancioná-la foram acertos, considerando que, hoje, os órgãos técnicos tomam as decisões sobre a flexibilização do uso da máscara no Estado do Rio de Janeiro com as melhores evidências científicas disponíveis”, diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Em Campos, a Prefeitura o acessório continuará sendo exigido até que o Gabinete de Crise analise a situação. “Não há previsão para liberação do uso de máscara em curto prazo no município. A desobrigatoriedade do uso da máscara será discutida na próxima reunião do Gabinete de Crise prevista para 22 de novembro ou antes dessa data, em caso de convocação extraordinária.