×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

É a vez das meninas balançarem as redes

Serra Macaense monta time feminino e tem jogadora campista como destaque

J3 Esporte
Por Kamilla Póvoa
18 de outubro de 2021 - 0h01
Raquel Araújo | Campista, de 24 anos, atua como primeira volante no time feminino do Serra Macaense (Foto: arquivo pessoal)

Quem nunca desejou ser um jogador de futebol? No caso, uma jogadora. Raquel Araújo, 24 anos, campista e atleta profissional do time feminino do Serra Macaense, era uma criança que cultivava esse sonho. Desde agosto, o objetivo foi alcançado e ela passou a fazer parte do clube de Macaé. A nova volante ainda trabalha como secretária em Campos e, por isso, enfrenta toda semana a distância entre os municípios. Apesar dos desafios e preconceitos que tem pela frente, a jogadora tenta driblar todos eles. Por conta disso, cada vez mais, as mulheres estão em busca de espaço no futebol e alguns clubes profissionais têm aberto as portas.

A primeira equipe profissional de Raquel é o Serra Macaense, mas não por acaso. O clube de Macaé montou um time feminino em agosto deste ano para a disputa do Campeonato Carioca. Ao todo, participaram 133 jogadoras, dos 13 anos até o profissional, e a campista é uma delas. Por conta do trabalho, Raquel realiza os treinos à distância, mas conta com todo apoio do clube, como passagem e alimentação. O campeonato começou no início de outubro e, nos dois jogos até agora, a atleta, que atua na posição de primeira volante, foi presença garantida.

“Cheguei por meio de uma peneira que foi feita. Teve a divulgação, eu fui a Macaé e fiz o teste. Trabalho e faço minha parte física aqui em Campos, tenho uma equipe que me ajuda, porque os treinos são todos os dias, mas o horário não me permite por causa do trabalho. É bem difícil, já que é tudo muito corrido. Então, preciso administrar meus horários e meu serviço do dia a dia”, explicou a jogadora.

Com a distância entre Macaé e Campos, Raquel vai treinar com as companheiras de time somente aos sábados, no Moacyrzão. Mas, por Campos, conta com pessoas que apoiam seu sonho, para que não desista diante dos muitos obstáculos pelo caminho.

“Sempre foi meu sonho jogar futebol, porque é o que amo fazer desde pequena. Quando estou jogando, consigo esquecer de tudo. Minha maior inspiração sempre foi meu pai, que, mesmo não sendo mais vivo, foi o cara que me ensinou a amar o futebol. Em Campos, faço a minha parte física. Aqui, tenho três pilares: meu preparador físico Pedro Soares, o nutricionista Guilherme Vidal e o personal Marcus Leandro”, disse.

Nesta edição, o campeonato conta com 12 equipes: Fluminense; Vasco; Flamengo e Botafogo; além de Boavista; Portuguesa, Bangu, Pérolas Negras; Serra Macaense; CEPE-Caxias; LCD-Seven e Barcelona. A competição não conta com um time de Campos, como Americano e Goytacaz, que são tradicionais no município e no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o Campeonato Carioca
O Serra Macaense fez a sua primeira participação no Campeonato Carioca Feminino de futebol no dia 4 de outubro, contra a Portuguesa, no estádio Moacyrzão. A partida terminou com o placar equilibrado em 1×1. Já no segundo jogo, a equipe foi derrotada pelo Vasco. O próximo compromisso da equipe de Macaé é contra o Fluminense, na quarta-feira (20), às 15h. A competição tem, ao todo, 11 rodadas.

Peneira do elenco feminino do Serra aconteceu em agosto e contou com mais de 100 atletas

Formação
A formação do time feminino do Serra Macaense aconteceu no Estádio Moacyrzão, em agosto. Hoje, as meninas disputam o Campeonato Carioca, mas para chegar até a equipe, houve um longo processo, já que o desafio não é pequeno.

“Tenho muita alegria de falar deste momento especial que o Serra Macaense está vivendo. É um sonho que eu tinha há muitos anos e agora estou realizando. Então, que a gente possa, ao lado dessas meninas, montar uma equipe realmente competitiva. É um momento histórico para nós, de realização pessoal também, então espero que possamos chegar longe. Todo mundo sabe que o desafio do futebol feminino é sempre maior, mas a cada dia a gente vê que a modalidade está crescendo mais e tenho convicção que o Serra Macaense será referência nos próximos anos também neste quesito. É o clube que mais cresce no interior do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente Rodrigo dos Santos.

A treinadora do Verdão, Verônica Coutinho, diz já ter orgulho do elenco feminino do Serra. “Todas as meninas têm muita qualidade. Observamos bastante e espero que tenhamos um trabalho em longo prazo para que possamos ter sucesso daqui para frente. Com muita satisfação, iniciamos essa caminhada em busca do sucesso”, falou a treinadora.