×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Credencial de estacionamento para idosos nesta segunda, na Policlínica da Terceira Idade

Atendimento será realizado das 9h às 12h e das 14h às 17h e vai se estender à perícia de pessoas com deficiência para transporte público

Campos
Por ASCOM
16 de outubro de 2021 - 10h19
Policlínica da Terceira Idade (Foto: Divulgação/ César Ferreira) 

Entre os direitos garantidos aos idosos e pessoas com necessidades especiais estão a gratuidade no transporte público e a utilização de vagas destinadas a eles em estacionamentos públicos e privados. Através de parceria entre a Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), começa nesta segunda-feira (18), na Policlínica da Terceira Idade, no Parque Tamandaré, o atendimento a pessoas com necessidades especiais que precisam passar por perícia médica para garantir gratuidade no transporte público e a confecção de credencial de estacionamento para os idosos. 

O atendimento será realizado toda segunda-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.  As perícias serão realizadas de 15 em 15 dias. Para garantir a gratuidade no transporte público, as pessoas com deficiência procuram o IMTT, encaminhadas por instituições como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe) e Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), entidades conveniadas com a prefeitura e, depois, são encaminhadas para perícia.  Os atendimentos do IMTT acontecem na Rua Barão da Lagoa Dourada, n° 197, no Centro, e o telefone de contato é (22) 98152- 3313.  O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Para adquirir a credencial, é necessário que os idosos levem cópia da carteira de habilitação e do comprovante de residência. No local, será preenchido um formulário e, na semana seguinte, o idoso retorna à Policlínica para buscar o documento, que vai garantir a ocupação de vagas de estacionamentos públicos e privados, destinados aos maiores de 60 anos. 

“É muito importante que a pessoa idosa tenha afixada no painel de seu veículo a credencial para que as autoridades de trânsito identifiquem que, quem está ocupando aquela vaga, é realmente um idoso. Sem essa identificação, os agentes não têm como ter certeza de que a vaga do idoso não está sendo devidamente ocupada”, explica a subsecretária Rosilani Tavares.