×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Celebração bíblica da Festa dos Tabernáculos acontecerá neste fim de semana em Campos

O Espetáculo será realizado na Igreja Semear a partir desta sexta-feira (15), com entrada gratuita

Religião
Por Gabriela Lessa
15 de outubro de 2021 - 17h24
Cartaz de divulgação do Espetáculo de Tabernáculos

O Espetáculo de Tabernáculos acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no templo da Igreja Evangélica Semear, na Rua Doutor Augusto Bessa, 72, no bairro Flamboyant. Nesta sexta-feira e no sábado, o horário de início será às 20h; já no domingo, será às 19h. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

A celebração possui grande significado, pois foi uma ordenança dada por Deus. De acordo com o Apóstolo Luciano Vicente, essa é a festa bíblia mais profética. “Nós temos 3 festas bíblicas muito importantes pra igreja: a festa da Páscoa, que celebra o sacrifício de Jesus; a festa de Pentecostes, que celebra o derramar o Espírito Santo e a primeira grande colheita de vidas, de almas para o Senhor; e a festa de Tabernáculos. Essa é a mais profética, porque as outras já se cumpriram totalmente, mas a de Tabernáculos ainda não”, disse.

Na bíblica, no livro de Levíticos (23:33-44), mostra Deus instituindo a celebração da Festa dos Tabernáculos ou também conhecida como festa das Colheitas. Versículo 34: “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias.” Versículo 42: “Sete dias habitareis em tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas.” A palavra “tabernáculo” origina-se da palavra latina “tabernaculum” que significa “uma cabana, um abrigo temporário”. No original hebraico, a palavra equivalente é Sucá, cujo plural é Sucot.

A festa dos Tabernáculos era, originalmente, uma festa agrícola, assim como a Páscoa e Pentecoste. Apesar disso, Deus lhe atribui um significado histórico: a lembrança da peregrinação pelo deserto e o sustento pelo Senhor. A fragilidade das tendas que o povo construía era uma lembrança da fragilidade do povo quando peregrinava os 40 anos no deserto a caminho da Terra Prometida.

Além disso, há o significado profético e, segundo Victor Masullo, líder do teatro da Semear, a Festa de Tabernáculos é uma das celebrações mais esperadas. “Há uma promessa que ainda não foi cumprida e nós, como igreja de Cristo na terra, estamos aguardando ansiosamente: que é a volta de Jesus”, explica.

O líder do louvor, Magui Pereira, ainda complementa, dizendo que essa promessa é a maior expectativa da igreja. “Cantamos isso: Maranata, ora vem, Senhor Jesus. A nossa expectativa é essa, porque a gente não sabe nem a hora e nem o dia. Cada vez que a gente clama, eu acredito que a gente apressa isso. De certa forma, traz a existência isso. Alimenta, fortalece essa esperança, que é o ‘ora vem, Senhor Jesus’, buscar a sua Noiva”

Victor Masullo – líder da equipe de teatro
(Foto: Arquivo pessoal)

O Espetáculo contará com muita arte, como a dança, música e teatro, mas existe propósito por trás de cada execução, como explica a pastora Fátima Estefan. “Nos preparamos e nos dedicamos para elevar a nossa arte a Cristo! Não é apenas arte, é arte com propósito, em que temos Jesus como nossa maior e mais honrada platéia. O desejo do nosso coração é que todos que assistirem saiam impactados com a mensagem e o significado que esta festa traz! Enquanto nos alegramos ao dançar e cantar para Ele, Ele nos agracia com suas bênçãos!”

De acordo com o diretor do Espetáculo, Isaac Levi, o objetivo principal da celebração é levar ao entendimento das pessoas a verdade dessa promessa, não apenas um entretenimento. “Quero que as pessoas vejam o Espetáculo como uma verdade, porque realmente é. Queremos aproximar a todos que assistirem, de forma que eles entendam que não é uma ficção, mas sim a verdade do que aconteceu e do que está por vir”, disse.

Preparação para o Espetáculo de Tabernáculos

São, aproximadamente, 200 membros da igreja participando da realização do Espetáculo, contando os que aparecem em cena e os que estarão nos bastidores. De acordo com a Kethelyn Lopes, responsável pela criação de conteúdo, tem equipe de dança, teatro, louvor, equipe técnica, iluminação, câmeras, mídia social, recepção, estacionamento e diaconato. “Sem contar os pais que levam as crianças e as pessoas que contribuem de fora”, disse.

Isaac Levi – Diretor do Espetáculo
(Foto: Arquivo pessoal)

Além das equipes, toda a celebração será realizada com muitos recursos visuais, com cenas de vídeo intercalando as cenas ao vivo e iluminação. “A principal proposta em usar tantos recursos visuais é trazer, de forma bem explicada, tudo aquilo que a Festa de Tabernáculos representa pra nós. Com isso, buscamos trazer ao espectador, não apenas para assistir algo, mas sim viver uma experiência. E isso é o que a tecnologia tem nos ajudado a proporcionar a todos que entram na Igreja”, explica Isaac Levi.

Cada equipe tem o seu papel durante a execução da celebração, como explica o Magui Pereira. “O louvor é responsável por elaborar as trilhas, em contexto com as cenas, o enredo e todo o roteiro. As canções têm ligação direta com tudo o que está sendo encenado e dançado. De acordo com as cenas, a gente faz uma trilha de fundo também, com instrumental ao vivo. É algo bem espontâneo, mas, ao mesmo tempo, requer muita atenção”, explica e ainda complementa “A nossa parte, como ministro que está ali cantando, é interpretar aquilo que está sendo encenado, que está sendo dançado e passado. O principal de tudo é a mensagem: o Senhor vir tabernacular com a sua Igreja, o Senhor vir buscar a sua Igreja. Apontar pra isso: o Rei está voltando.”

Magui Pereira – líder do ministério de louvor (Foto: Arquivo pessoal)

A equipe do teatro tem o papel de levar a mensagem de Tabernáculos para os que assistem. “Primeiro, essa é a expectativa que precisamos ter, da volta de Jesus, que prometeu que um dia viria para nos buscar. E, segundo, é também trazer uma alerta para todo o povo, para toda a igreja de que Jesus prometeu, sim, nos buscar, mas prometeu buscar uma igreja pronta, preparada, adornada. Uma igreja santa, que está na expectativa da volta dEle, se preparando pra subir com Ele e tabernacular pela eternidade com Cristo”, disse Victor Masullo.

Diferente das festas anteriores, realizadas pela igreja neste ano, essa contará com um coral, representando o canto dos anjos. “Mediante as músicas e ao falar de Tabernáculos, você pensa em céu, você pensa em coral de anjos. Com isso, eu sugeri ao diretor geral a ideia do coral, que estará em duas canções: na abertura, que é uma canção que remete ao coral e trouxe essa referência; e também no encerramento.”, disse Magui Pereira.

Pastora Fátima Estefan – líder do ministério de dança (Foto: arquivo pessoal)

Segundo a pastora Fátima Estefan, todos estão com grandes expectativas para esses três dias de festa.  “Estamos muito felizes em poder celebrar, mais uma vez, a Festa dos Tabernáculos. Sabemos o quanto isso alegra o coração de Deus, pois é uma ordenança da Sua Palavra! Chegou a hora de entregarmos o fruto dos nossos ensaios, da nossa dedicação e esforço!”, disse.

“É uma festa extremamente importante, que traz muitas promessas de prosperidade, e um renovo de aliança com Deus. É a inauguração de um céu novo sobre a nossa vida, sobre a vida da igreja e sobre as famílias.”, disse o Apostolo Luciano Vicente.