×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Saúde promove conscientização sobre o Câncer de Mama na Praça São Salvador nesta quinta

O objetivo é ofertar gratuitamente serviços e vagas para exames voltados ao público feminino

Campos
Por Redação
14 de outubro de 2021 - 12h49
Dia de Conscientização sobre o Câncer de Mama na Praça São Salvador nesta quinta (Foto JTV)

A secretaria municipal de Saúde (SES) promove nesta quinta-feira (14) o “Dia de Conscientização Sobre o Câncer de Mama”. O evento que acontece na Praça do Santíssimo Salvador, até as 16h.

O objetivo é ofertar 7,5 mil serviços de aferição de pressão, glicose e saturação, por meio do Departamento de Enfermagem. Já o Departamento de Nutrição oferece cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e orientação nutricional.

Há, também, apresentação dos serviços disponibilizados pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAIMSCA) e pela subsecretaria de Proteção à Mulher.

Por fim, equipes da pasta cadastram interessados a 3,5 mil vagas para exames de mamografia e ultrassonografia da mama.

Diretora do Núcleo de Controle e Avaliação da SES e organizadora do evento, Bruna Araújo afirmou que, além dos serviços orientados à Saúde, haverá, também, atendimento social. Segundo ela, o evento será encerrado com celebração.

“Também estamos tendo corte gratuito de cabelo e ainda teremos, no final da tarde, um desfile de mulheres que lutam e que venceram o câncer”, disse.

Dia de Conscientização sobre o Câncer de Mama na Praça São Salvador nesta quinta (Foto JTV)

Presente no evento, o prefeito Wladmir Garotinho afirmou que o evento foi pensado como um mutirão para atender a uma demanda reprimida por atendimento ao público feminino e que ele acontece em paralelo a outras medidas.

“Estamos praticamente zerando a fila de mamografia com a instalação do mamógrafo no Centro da Mulher, que já era um sonho antigo”, afirmou Wladimir.

Outubro Rosa

O evento contou, também, com a presença da primeira dama de Campos, Tassiana Oliveira. Ela falou sobre o dia de conscientização na praça, durante a campanha anual do Outubro Rosa, que alerta a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

“A mamografia é um exame que precisamos divulgar e alertar as pessoas para fazerem, porque mostra o estágio inicial de um câncer, fazendo com que aumente as chances de cura e diminua os efeitos colaterais no corpo da mulher”, disse Tassiana.

Secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano (Foto JTV)

O secretário municipal de Saúde de Campos, Paulo Hirano, também falou sobre iniciativa.

“Este é um evento necessário para as mulheres, é o mês de prevenção ao câncer de mama, sendo ele através do autoexame ou buscando um centro de saúde de forma que ela possa ser avaliada e realizar a mamografia”, finalizou o secretário.

Amor ao próximo

Dona Nilma de Fátima, de 63 anos, esteve no evento e ressaltou a importância do cuidado e da solidariedade.

“Hoje vou doar o meu cabelo, ajudar alguém que precisa, além de doar um pouco de carinho e amor ao próximo. Este evento ajuda bastante, porque tem muitos atendimentos e também a marcação do exame de mamografia”, finalizou.