×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grupo de investidores de São Paulo e Rio das Ostras procuram áreas em Campos

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
10 de outubro de 2021 - 0h07
(Foto: Aldo Vianna/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Grupo de investidores de São Paulo e Rio das Ostras procuram áreas em Campos

Apesar da crise, tem gente nova chegando. Um grupo de investidores de Rio das Ostras está procurando uma área de quatro mil metros quadrados na área do Parque Rodoviário, leia-se Contorno. Ao mesmo tempo, outro grupo, este de São Paulo, procura área de 20 mil metros quadrados em Guarus, nas proximidades do Km 10. A confirmar, mas este segundo seria para o setor de indústria.

Eleição para presidência da Beneficência Portuguesa terá chapa de oposição

Dezembro promete uma Beneficência Portuguesa agitada, por conta das eleições para a direção da instituição mantenedora do hospital. A direção atual terá chapa de oposição, encabeçada pelo empresário Eduardo Pedra. Nos bastidores, já existe uma campanha acirrada.

Presidente da recém criada Rio Indústria, o empresário Chinezinho agenda visita a Campos

O poderoso empresário do setor alimentício, Sérgio Duarte, o “Chinezinho”, que criou no ano passado a entidade Rio Indústria, incluiu uma visita a Campos em sua agenda. Ele também é presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentos do Rio. Vem trocar ideias com empresários da região.

Campos é a segunda cidade do Estado que mais tem pontos de energia solar

Campos passou a ocupar lugar de destaque no universo da energia solar. No Estado do Rio de Janeiro, é a segunda cidade a produzir essa energia. Ficando atrás somente da capital. São 2.811 pontos de distribuição de energia, enquanto a cidade do Rio de Janeiro tem 6.332. Dentro de um quadro de proporcionalidade, o número expressivo é para comemorar, segundo o empresário do setor, Guilherme Castro, da Kuara.

Criação rara de Pirarucu, peixe da Amazônia, no sítio de Paulo Feijó

O ex-deputado Paulo Feijó, está criando em tanques no seu sítio Bela Vista, na estrada Campos-São Fidélis, um peixe nobre, o Pirarucu, com alevinos trazidos no Norte do país, mas preciosamente da Amazônia. Na região Sudeste, é uma das raras experiências que deram certo. O peixe, que chega a ter mais de um metro, mas pode chegar até a dois, é encontrado no Estado do Rio somente em restaurantes sofisticados. Pode-se dizer que é uma iguaria rara e cara.

Depois de dois anos, a festa de Natal volta para o Centro, com música e luzes no Museu

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, confirmou que este ano teremos Natal. Depois de dois anos sem nenhuma luz por conta da pandemia, existe um reinício de festa no fim do túnel. O Museu de Campos, na Praça São Salvador, vai ser todo iluminado e as sacadas do sobrado terão música, bem ao estilo do que acontece em Curitiba. Outras atrações estão sendo pensadas para a área central da cidade.

Passou o Dia das Crianças, mas, antes do Natal, comércio aposta na Black Friday

O Dia das Crianças foi a última data do calendário promocional do comércio antes da maior delas, ou seja, o Natal. O setor em todo o país viveu um ano difícil com os efeitos da pandemia. Porém, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), José Francisco Rodrigues, acredita que a recuperação efetiva começará exatamente neste Natal. E lembra que antes, em novembro, tem a Black Friday.

Clarissa Garotinho passa o feriadão em Campos, com marido, filho e enteado

A deputada federal Clarissa Garotinho está passando o feriadão em Campos. Veio com o marido Marcos Alvite, com o filho Vicente e o enteado Bernardo. Optou por ficar na casa de seus pais, na Lapa. Ela chegou na sexta-feira passada e quase não teve compromissos políticos. Tirou esses dias para curtir a família.

Nudez na avenida Pelinca e bom senso diante do surto alheio

Na semana que passou, foi registrada uma cena de nudez misturada com uma crise psicótica em plena Avenida Pelinca, próximo a um shopping. Uma mulher apareceu completamente nua. Visivelmente transtornada, ela entrou em um prédio e a PM foi acionada, assim como os bombeiros. Coberta, foi levada para um hospital. A cena foi filmada e postada, mas não bombou tanto nas redes, o que mostra que o ser humano ainda continua tendo um lado bom.

Igreja de São Fidélis vai virar Santuário em abril de 2022

Essa coluna havia publicado que a Igreja da Matriz de São Fidélis, que em 2021 completou 212 anos, será santificada pelo Vaticano. Porém, tem mais: em 24 de abril de 2022, ela vai se transformar em santuário. A construção desta igreja começou em 1799, e a primeira missa ocorreu em 1809. Em abril do ano que vem completam-se 400 anos da morte do santo. Tudo isso pode mudar o cotidiano de São Fidélis com peregrinações de fiéis vindos de todas as partes do país.

O homem que montou a primeira academia de ginástica de Campos completa 92 anos

Os parabéns da coluna esta semana vão para o homem que formou os músculos de várias gerações em Campos. Rubens Muniz está completando 92 anos, mostrando como se pode chegar com muita saúde a essa idade. Ele foi proprietário, tecnicamente falando, da primeira academia de ginástica de Campos, quando fundou em 1956 o Ginásio Floriano. Também fundou a primeira sauna coletiva de Campos e foi precursor na cidade em massoterapia. Parabéns.

Cinema remoto com aquele Abraço

O filme “Abraço” (2019) será exibido dentro do Projeto Cine Darcy da Uenf, na segunda-feira (11), às 19h,  no canal do Youtube e do Facebook do Cine Darcy. O evento presta homenagem ao Dia do Professor e debaterá sobre a importância da luta pelos direitos à Educação. Após a exibição, haverá um debate com a participação de DF Fiuza, roteirista e diretor de cinema e já produziu quatro filmes que abordam o tema Educação; os professores Leila Moraes (UFS), Gabriel Rabello (UFF) e Luciane Silva (UENF). O Cine Darcy é um cinema universitário fundado em 2020, ligado à Assessoria de Cultura da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Volta ao teatro essa semana

O “Grupo Faz de Conta” vai se apresentar no Teatro Municipal Trianon em dois horários, 17h e 18h30, no dia 17 de Outubro, com o espetáculo “Memórias do Faz de Conta”. O trabalho faz lembranças das histórias do repertório do grupo que tem 23 anos de trajetória, e é pioneiro na cidade de Campos dos Goytacazes, com mais de mil apresentações no currículo e participação em diversos festivais. Durante a pandemia, o Faz de Conta não parou. Esteve em eventos online e lives contando histórias. O grupo é composto por Lala Ferreira, Neide Brasil e Iara Lima.

Projeto aquaviário de passageiros ligará o Porto do Açu a Paraty

Está na mesa do governador Cláudio Castro o projeto de um sistema de transporte aquaviário de passageiros e cargas que ligaria o Porto do Açu a Paraty, na divisa com São Paulo, passando pelo Rio de Janeiro. De autoria da Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais (Coderte), o projeto inclui a construção de um grande Terminal Marítimo Fundão/Galeão para atender aos usuários do Aeroporto Internacional e realizar a conexão marítima entre a Praça XV (ponto de partida e chegada das barcas) e Enseada de Botafogo, na Zona Sul. O modelo de financiamento do empreendimento seria por meio de Parceria Público Privada (PPP).

O sistema prevê a implantação de terminais em 11 cidades: São João da Barra (no Açu), Macaé, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Maricá, Saquarema, Rio de Janeiro, Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.