×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos deve ganhar escritório do Inepac no início de 2022

Diretor do Instituto visitou, nesta quinta-feira, o Museu Histórico de Campos

Cultura
Por ASCOM
8 de outubro de 2021 - 11h14
(Foto: Antônio Filho/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, recebeu na tarde desta quinta-feira (7), no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), a visita do diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Cláudio Elias da Silva. A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, participou do encontro que trouxe sinalização positiva para a instalação de um escritório regional do órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), nas dependências do Museu, prevista para o começo de 2022.

Cláudio Elias da Silva visitou as dependências do Solar do Visconde de Araruama — imóvel tombado pelo Inepac —, prédio de grande importância para a história de Campos, que abriga o MHCG desde 2012, acompanhado da diretora Departamento de Patrimônio Cultural e Natural (DPCN), Vivianne Vasques e do historiador Sérgio Linhares, que atua no Departamento de Pesquisa e Documentação. O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Genilson Soares, representou a sociedade civil do município no encontro.

“O Inepac, através do professor Cláudio Elias, vem desenvolvendo uma linha de diálogo bastante positiva com a FCJOL, incentivada pela secretária Danielle Barros, sempre solícita com as demandas enviadas por nós. O encontro dessa quinta-feira nos trouxe avanços positivos que, em breve, serão realidade, com destaque para o escritório regional, pleito antigo de Campos e de outros municípios da região”, avaliou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

Para o professor Cláudio Elias, o diálogo positivo com a FCJOL, através do MHCG, representa o encurtamento de caminhos para importantes avanços. “Ceder uma das salas do Museu para a instalação do escritório regional do Inepac, representa a boa vontade de Campos para que o nosso órgão se faça mais presente no Norte Fluminense. Compor a equipe do escritório será nosso próximo passo para o começo do trabalho que, através dessa importante janela, vai ampliar nossas ações de valorização do patrimônio regional, bem como a realização cursos de educação patrimonial”, anunciou.

A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, também avaliou como positiva a união entre FCJOL e Inepac. “Nos últimos meses realizamos reuniões virtuais com o professor Cláudio Elias, iniciando o diálogo que resultou no encontro presencial desta quinta-feira. O Museu terá grande alegria com a oportunidade de abrigar o escritório regional, pois o Solar do Visconde de Araruama representa muito da identidade e da história do patrimônio cultural do município”, disse.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes