×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Animais recebem bênção na Igreja São Francisco, em Campos

O santo católico é considerado o padroeiro e protetor dos bichos; donos de cães e gatos pedem intercessão

Comportamento
Por Redação
4 de outubro de 2021 - 12h22
Padre Wlas Maciel abençoa os animais na Igreja São Francisco, em Campos (Fotos: JTV)

Nesta segunda-feira (4) é comemorado o Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais populares da Igreja Católica. Além de padroeiro dos pobres e dos humildes, o religioso que viveu na Idade Média, na Itália, é também considerado o protetor dos animais. Em Campos dos Goytacazes, na tradicional Igreja de São Francisco, área central da cidade, muitas pessoas levaram cães e gatos para serem abençoados.

O padre Walas Maciel foi o respon´sável por benzer os animais e seus donos no templo católico que fica Na Rua 13 de Maio. Com atenção e carinho, ele destacou a importância de tratar bem os bichos. “São Francisco sempre teve consideração e amor aos animais, Ele deixa um exemplo para todas as pessoas em relação à sua humidade e em respeitar os bichos”, resume.

Durante a manhã desta segunda-feira (4) pelo menos 50 pessoas levaram cães e gatos na Igreja São Francisco para receberem uma bênção do Padre Walas Maciel. A dona de casa Marilene Bicock diz que tem sentimento materno pelo cachorro que cuida, o Nick. “É um amor muito grande”, conta.

Cãozinho é levado pela dona para ser abençoado

A dona de casa Lurdes Pessanha levou o gato Tobias para receber a bênção no dia do padroeiro. “Este gato foi resgatado. Antes, ele sofreu muitos maus taros. Agora está bem de saúde, recebendo muito amor e carinho”, afirma.

Imagem de São Francisco de Assis, protetor dos animais

Vida de São Francisco

Especialistas em história e religião dizem que a renúncia a qualquer bem material não é exatamente uma criação ou algo exclusivo de São Francisco de Assis. Ele nasceu em Assis, Itália, em 1182; e morreu em 1226, aos 44 anos. Graças a Francisco, o voto de pobreza foi elevado a um patamar de importância sem precedentes. No período em que viveu, havia muita indiferença das pessoas para com os mais pobres.

São Francisco de Assis entendeu que a paz era um projeto de vida. A mensagem dele segue atual, mesmo oito séculos depois de sua morte. Durante seu voto de pobreza, ele também teve uma relação bem próxima com os bichos e com a natureza. Isto fez com que, ao longo do tempo, se tornasse o padroeiro dos animais.