×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

GNA inaugura primeira termelétrica no Porto do Açu e inicia obras da segunda unidade

GNA I é a maior usina a gás natural em operação no Sudeste e a segunda maior do Brasil, capaz de abastecer 6 milhões de residências

Economia
Por Redação
30 de setembro de 2021 - 16h28
Solenidade da Inauguração da GNA I

A inauguração da UTE GNA I, primeira usina termelétrica a gás natural do Porto do Açu, em São João da Barra, aconteceu nesta quinta-feira (30). Segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, esta é a maior usina a gás natural em operação no Sudeste e segunda maior do Brasil, com energia suficiente para abastecer 6 milhões de residências.

Durante a cerimônia, Bernardo Perseke, diretor-presidente da GNA, confirmou que as obras da segunda termelétrica da empresa, a UTE GNA II, tiveram início nesta-quinta-feira, com previsão de entrega para final de 2024. “É com grande satisfação que comunico formalmente que iniciaremos as obras da GNA II, nossa segunda termelétrica a gás natural, que será a maior do Brasil e trará ainda mais segurança e resiliência ao setor elétrico brasileiro”, disse Perseke

Bernardo Perseke, diretor-presidente da GNA

A GNA II tem previsão de mais de R$ 5 bilhões em investimentos e o empreendimento prevê a geração de mais de 5.5 mil empregos diretos no pico da construção, com prioridade para a mão de obra local, de acordo com a GNA.

Estiveram presentes na inauguração o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro. A usina termelétrica pertence a GNA – Gás Natural Açu, joint venture formada pela Prumo Logística, bp, Siemens e SPIC Brasil e gerou 12 mil empregos ao longo das obras.

“A termelétrica reforça a vocação do Estado do Rio para se tornar um grande pólo de energia, além de contribuir para a segurança energética do Sistema Interligado Nacional em um momento de crise do setor. Com operação em ciclo combinado, a UTE conta com, aproximadamente, 30% de eficiência energética. Isso resulta em menor consumo de gás e menor emissão energética, garantindo o fornecimento de energia elétrica de base estável e segura, de forma a complementar a expansão de fontes renováveis do país.”, diz o Governo do Estado do RJ.

De acordo com a GNA, o projeto da UTE GNA I conta também com Terminal de GNL, o primeiro de uso privado do Brasil, “onde está atracada a FSRU BW MAGNA, com capacidade para armazenar e regaseificar até 28 milhões de m3 de gás por dia, além de uma linha de transmissão de 345 kV conectada ao SIN. O empreendimento recebeu cerca de R$ 5 bilhões em investimentos, gerou mais de 12 mil empregos e renda, sem reportar nenhum acidente com afastamento ao longo de mais de três anos de obras, contabilizando mais de 25 milhões de horas sem acidentes com afastamento”, disse.

GNA I, primeira usina termelétrica a gás natural do Porto do Açu

“Juntas, a UTE GNA I e a UTE GNA II integram o maior parque de geração a gás natural da América Latina, com 3 GW de capacidade instalada, o equivalente ao consumo dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A GNA conta ainda com 3,4GW adicionais de expansão licenciada de seu parque termelétrico. Os planos de expansão da GNA contemplam ainda gasodutos terrestres e uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), atualmente em fase de licenciamento”, complementa a GNA.