×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Captação de órgãos de uma jovem de 20 anos acontece em Campos

Doação foi autorizada pela família; iniciativa vai beneficiar cinco pessoas que receberão rins, córneas e fígado

Solidariedade
Por Redação
27 de setembro de 2021 - 8h16
Captação de órgãos no HFM – Foto: Silvana Rust/Ilustração

Aconteceu no domingo (26), em Campos dos Goytacazes, uma nova captação de órgãos para serem transplantados. A equipe do Rio de Janeiro que integra o Programa Estadual de Transplantes (PET) esteve no Hospital Ferreira Machado para o procedimento. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27). A paciente Maria Luiza, de 20 anos, morreu após sofrer um acidente de moto. Ela teve Trauma Crânio Encefálico (TCE). Hoje é Dia Nacional de Doação de Órgãos.

De acordo com informações do NF Transplantes, foram captados rins, córneas e fígado. Isto fará com que cinco pessoas sejam beneficiadas com a doação dos órgãos. A doadora é de Campos dos Goytacazes. Seus pais foram os responsáveis pela autorização para a doação, com apoio de toda a família. Em 2021, oito captações de ´órgãos aconteceram no HFM com participação da equipe do Programa Estadual de Transplantes.

Equipe do Programa Estadual de Transplantes (Ilustração)

As captações contam com o apoio do NF Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado. Foram beneficiadas 26 pessoas que aguardavam na fila de espera.

Nesta segunda-feira (27) celebra-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos. A data, instituída pela Lei nº 11.584/2007, tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.

Retirada de órgãos no domingo no HFM

Nos últimos anos, o número de captação vem aumentando.
Segundo o psicólogo Luiz Cosmeli, da equipe do NF Transplante, de acordo com os novos protocolos estabelecidos por conta da Covid-19 exigem que o doador de órgãos seja testado pela a doença. No caso da Maria Luiza testou negativo para Covid-19, desta forma , a equipe do Programa Estadual de Transplante (PET) foi informada e chegou no final da noite para a realização do procedimento.

“O mais gratificante deste trabalho é que mais cinco pessoas serão beneficiadas por este gesto de amor da família” diz.

Outras doações de órgãos

O NF Transplante divulgou no dia 19 de julho uma outra captação de órgãos em Campos dos Goytacazes. Participaram profissionais do Programa Estadual de Transplantes (PET), da Superintendência de Operações Aéreas da Saúde – coordenadas pelo coronel Neiva e pelo major Medina – e da equipe de fígado, entre elas a médica Camila César. O doador C.R.P. S., de 66 anos, era morador do bairro Jardim Carioca. Ele morreu vítima de grave trauma crânio-encefálico (TCE). A família do aposentado autorizou a retirada dos órgãos para doação.

Leia também

Campanha alerta que família tem palavra final na doação de órgãos

Pacientes na fila do transplante numa corrida contra o tempo

Equipe do Programa Estadual de Transplante faz segunda captação de órgãos do ano em Campos

Órgãos captados em Campos são transplantados com sucesso no Rio