×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

OAB emite nota de repúdio a comentário de Rodrigo Bacellar sobre primeira-dama de Campos

Tassiana Oliveira deve comparecer nesta segunda à Deam para prestar queixa contra o Secretário estadual de Governo

Geral
Por Thiago Gomes
26 de setembro de 2021 - 15h16
Primeira-dama de Campos dos Goytacazes, Tassiana Oliveira (Foto: Divulgação)

A Diretoria de Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e a OAB Mulher Campos emitiram nota de repúdio a uma postagem em uma rede social, feita nesse sábado (25) pelo deputado licenciado e secretário estadual de Governo do Estado, Rodrigo Bacellar, na qual o político cita a primeira-dama de Campos dos Goytacazes, Tassiana Oliveira, com “cunho sexista e misógino” (palavras das OABs RJ e Campos). A postagem também recebeu duras críticas de internautas, mas Bacellar ainda não se pronunciou a respeito. Nesta segunda (27), a primeira-dama deve comparecer à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), para prestar queixa.

Na postagem, o secretário de estado de Governo começa contando a fábula da rã e do escorpião, na qual, apesar de estar sendo carregado durante a travessia de um rio, o escorpião pica a rã e ambos acabam morrendo afogados. No entanto, ao final do post, Bacellar ataca a primeira-dama gratuitamente com insinuações de caráter machsita: “No meio político todos entendem a raiva que o escorpião tem do seu antecessor. Ele reverbera seu veneno por insegurança conjugal, pois sua esposa parece que sempre sonhou ser primeira-dama. Pela relação amorosa que teve com o seu antecessor, o escorpião em toda oportunidade sempre busca atacá-lo de forma insidiosa. Isso é típico de homens inseguros, a gente até entende!”

Assim como fizeram a OAB-RJ e a OAB-Campos, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, condenou as palavras de Rodrigo Bacellar. “Ofender minha esposa com insinuações maldosas e ataques machistas mostra o quão desprezível é o atual secretário estadual de Governo. Uma pena que o governador do RJ mantenha um cidadão tão mau caráter”, comentou o prefeito também usando as redes sociais.

O movimento feminista e o conselho das mulheres também estão se movimentando para adotar medidas necessárias, ressaltando que hoje o ataque foi à primeira-dama de Campos, mas acontece todos os dias com milhares e não pode passar impune.

Confira na íntegra a nota das OABs RJ e Campos:

A DIRETORIA DE MULHERES DA OAB-RJ E A OAB MULHER CAMPOS repudia veementemente toda e qualquer violência sofrida pelas mulheres e por Tassiana Oliveira. Recentemente a Primeira-dama de Campos dos Goytacazes/RJ se deparou com a produção e distribuição de conteúdo em mídias sociais, veiculando sua imagem à frase difamatória, de cunho sexista e misógino, implicando em desrespeito à dignidade humana, com a finalidade de desqualificar e deslegitimar a sua imagem.

É inadmissível que tal violência seja perpetrada por pessoas revestidas em cargos políticos, fragilizando assim diretamente a democracia.

As violências sofridas pelas mulheres, sejam elas físicas, patrimoniais, morais, sexuais, psicológicas, ou políticas de gênero são violências que superam o âmbito regional e até mesmo nacional.

Historicamente a política é um espaço masculino que exclui e marginaliza as mulheres e outros grupos subalternizados, reflexo do caráter machista e patriarcal enraizado nas estruturas institucionais e na cultura social.

Diariamente mulheres sofrem todos os tipos de violência em todo o mundo, personificando-se nas mídias sociais com conteúdos sexistas para deslegitimar sua imagem. São vítimas de ameaças de morte, são mortas para serem silenciadas, perseguidas, exiladas, agredidas, estupradas, além de terem seus corpos objetificados.

Por certo, rechaçamos que toda violência contra as mulheres deve ser combatida e com a devida responsabilização das condutas praticadas, que configuram crimes previstos no Código Penal. É inaceitável normalizar essa prática que reafirma uma cultura que deve ser desconstruída recorrentemente e combatida por toda sociedade e autoridades com a adoção das medidas cabíveis.

Reitera-se o compromisso desta Diretoria e Comissão com a constante defesa pela igualdade de gênero, proteção às mulheres, bem como a preservação do princípio da dignidade humana.

Marisa Gaudio – Diretora de Mulheres da OAB-RJ
Kelly Viter – Presidente da OAB Mulher Campos-RJ