×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: mudança de temperatura pode trazer estragos para região, alerta especialista

Vendaval na tarde desta terça derrubou árvore e gera monitoramento da Defesa Civil na praia do Farol de São Thomé

Geral
Por Redação
21 de setembro de 2021 - 17h07
Árvore caiu no cruzamento da Rua dos Goytacazes com Comendador Francisco Sanguedo, no Centro

As altas temperaturas registradas nos últimos dias do Inverno, em Campos, estão contribuindo para registro de ventos fortes, ressaca do mar, erosão costeira e possíveis estragos na região urbana de Campos. Nesta terça-feira, os termômetros registraram 36 graus e a sensação de calor foi ainda maior. O técnico em meteorologia e professor, Carlos Augusto Souto, explicou que este calor fora de época é um fenômeno atípico.

“Uma massa de ar frio que se formou na Patagônia chegou ao continenete, passou pelo Uruguai e já chegou ao Brasil. No estado do Rio de Janeiro, a temperatura deve despencar dez graus, passando a 26, no máximo. A medida que essa massa vai se deslocando para o Norte, vai perdendo a força. Isto quer dizer que chegará bem mais branda ao Espírito Santo e Sul da Bahia, por exemplo”, explica.

Técnico em meteorologia e membro do IHGCG, Carlos Souto (Reprodução)

Segundo Souto, esta diferença na temperatura gera também uma diminuição da baixa pressão. “Quanto mais calor, menor a pressão, quanto mais frio, maior a pressão. E o vento não é nada mais que o deslocamento de ar da alta para a baixa pressão atmosférica. E isto acontece independente da mudança de estação”, pontuou.

No entanto, o fenômeno gerado pelo encontro da massa de ar frio com a massa de ar quente pode deixar estragos como ressaca, erosão costeira, queda de árvores, destelhamento de imóveis precários, entre outros.

Na tarde desta terça-feira, uma árvore caiu no cruzamento da Rua dos Goytacazes com Comendador Francisco Sanguedo, no Centro. Não houve feridos. Pelas redes sociais, campistas postaram fotos e vídeos do vendaval registrado durante a tarde. A página do Instagram @camposocorrencias compartilhou diversas fotos e vídeos do vendaval em Campos, na Avenida Arthur Bernardes.

A Defesa Civil alertou sobre a previsão de rajadas de ventos fortes e muito fortes, entre o início da noite desta terça-feira (21) e o fim de quarta-feira (22) e está monitorando as localidades do Xexé e Gaivotas.
“Os dados que estamos produzindo na Defesa Civil estão nos permitindo alertar à população sobre as previsões, além de conseguirmos trabalhar com planejamento, buscando alcançar maior eficiência. Este é o nosso foco”, explicou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.

Ressaca em Farol

A Marinha do Brasil comunicou que a aproximação de um sistema frontal poderá acarretar em ventos de até 75 km/h (40 nós) na faixa litorânea do município, com ocorrência de ondas de até 5 metros. A previsão indica que a ressaca no Farol de São Thomé deve se estender entre a madrugada de quarta-feira (22) e a manhã de sexta-feira (24).

Temperatura – Segundo a Defesa Civil, a temperatura mínima aguardada para a próxima quarta-feira é de 20ºC, enquanto a máxima é de 25ºC.

Capital – Por causa dos ventos fortes, a Ponte Rio-Niter´oi ficou fechada por cerca de 20 minutos.