×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Festival Doces Palavras realiza atividades em última semana de evento

A programação completa pode ser acessada; encontros acontecem de modo híbrido no Teatro Trianon e pelo YouTube

Cultura
Por Redação
20 de setembro de 2021 - 8h22
Participantes do FDP (Foto: Divulgação)

A programação completa do 4º Festival Doces Palavras está disponível (AQUI). Esta é a última semana do evento que tem a correalização da Câmara Municipal de Campos e do Instituto Federal Fluminense; curadoria da Academia Campista de Letras (ACL) e da Associação de Imprensa Campista (AIC), junto de mais de 20 entidades públicas e privadas e apoio cultural da Femac Móveis e da Loja Lobão.

No sábado (18), o 4º Festival Doces Palavras (FDP!) teve uma agenda bastante movimentada, com diversas atividades. No período da manhã, o lançamento projeto Sabor Cultural, na Comunidade da Linha, foi a grande atração. Em seguida, atividades virtuais e híbridas marcaram a agenda do evento que prossegue até o próximo dia 26, com realização da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). As ações são exibidas, ao vivo, com transmissão pelo canal da FCJOL no YouTube.

Sabor Cultural –

A Comunidade da Linha viveu uma manhã diferente, neste sábado, com a chegada do projeto “Sabor Cultural”, na Casa Salesiana. A ação, idealizada pela Associação das Autoras e Autores Campistas (AAAC), instalou, no local, uma biblioteca, em uma geladeira, com cerca de 200 exemplares, em grande parte de atores campistas. A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, foi representada pela diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu, no evento conduzido pela presidente da AAAC, Sylvia Paes. 

“O projeto da AAAC já vinha sendo desenhado há algum tempo e, por decisão da entidade, o período do 4º FDP! foi escolhido para o seu lançamento. Trata-se de uma inciativa que merece total apoio e reconhecimento, pois o acervo da Geladeira Cultural ficará para as comunidades da Linha, Tapera e Ururaí, que são assistidas pela Casa Salesiana. O primeiro espaço do “Sabor Cultural” servirá de legado para as próximas edições do FDP!”, avalia Kátia Macabu.

Eventos virtuais –

O “Café Literário 0 Especial FDP!”, promovido pela Academia Pedralva Letras e Artes, com a condução de seu presidente, Carlos Augusto Souto de Alencar, cintou com as participações de poetas e artistas da entidade. Em seguida, a contação de histórias “Contos populares, histórias de pesquisas de Câmara Cascudo”, do Grupo Faz de Conta, foi apresentada pela atriz Iara Lima. 

A Oficina Literária Simínima, da Academia de Letras do Brasil (ALB) – Seção Campos/RJ, conduzida pela presidente da entidade, Sol Figueiredo, encerrou a agenda de atividades virtuais, com as participações dos acadêmicos Carlos Augusto Souto de Alencar, Aldiney de Souza Sá, Janilce Simões, Gleyde Costa e Baurete Carvalho.

Eventos híbridos –

No período da noite, o Teatro Municipal Trianon abriu suas portas para receber dois encontros. O Bate-papo “Cine Darcy – Versão Festival Doces Palavras”, oferecido pela Assessoria de Cultura da UENF, abriu a programação, com a mediação de Gabriel Bon Rabello e as participações de Priscila Viana, Adriano Moura e Carol Poesia. 

A última atividade híbrida da noite, foi o bate-papo “O FDP e a sua História”, relembrando o surgimento do evento, em 2015, através de uma iniciativa do jornalista e professor universitário, Vitor Menezes. Mediado pela coordenadora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, o encontro reuniu o presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Wellington Cordeiro; o professor, historiador e ex-presidente da Academia Campista de Letras (ACL), Hélio Coelho e o secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira de Castro, que foram alguns dos responsáveis pela primeira edição do FDP!

“Foi maravilhoso relembrar cada uma das três primeiras edições do FDP!, evento que reflete a importância da união entre o poder público e a sociedade civil. Nesta edição, a Prefeitura de Campos realizou o evento e deu total liberdade a cada entidade parceira na colaboração de atividades para a programação. Essa união nos deixa muito felizes”, enfatizou o presidente da AIC, Wellington Cordeiro.

Fonte: SubCom/PMCG