×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Criptomoedas: investimento de alto risco

Especialistas falam sobre os riscos de injetar dinheiro sob promessa de lucros impraticáveis

Economia
Por Redação
19 de setembro de 2021 - 0h10
Criptomoedas (Foto: Ilustrativa)


A prisão do empresário e investidor Gladson Acacio dos Santos, da empresa GAS, lançou dúvidas e preocupação sobre o boom do mercado de investimentos que não para de crescer no mundo nos últimos anos. A comercialização de criptomoedas — entre elas o Bitcoin — virou febre, principalmente sob a promessa de ganhos exorbitantes. No entanto, o que parecia ser algo seguro e promissor despencou quando a Polícia Federal fechou a empresa, sob a acusação de promover pirâmide financeira, um esquema que movimenta bilhões de reais e enriquecia alguns. Especialistas em investimentos em Campos não recomendam este tipo de transação por não ser regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Gladson Acácio dos Santos

Apesar de a prática de troca de moedas virtuais não ser ilegal, ela não é regulamentada no Brasil e torna-se um investimento de risco agressivo, diferente de aplicações mais seguras em rendas fixa ou variável, que levam em conta a oscilação da taxa de juros e as condições de mercado nacionais e internacionais. A equipe de reportagem do Jornal Terceira Via conversou com Antônio Carlos Chebabe Neto, gestor de uma empresa de assessoria de investimentos em Campos.
Segundo Chebabe, que também é engenheiro de produção, criptomoedas são moedas negociáveis no mundo inteiro, em ambiente diferente do convencional. “É como se o investidor estivesse indexando seu capital em alguma moeda como Dólar e Euro. No caso dos criptoativos, em Bitcoin, Litecoin, Ethereum, entre outras. Porém este tipo de transação com criptomoedas, apesar de não ser ilegal, não possui regulamentação específica no Brasil e são negociadas através de Exchanges, ETFs ou fundos de investimento”, explica.

Antonio Carlos Chebabe Neto (Foto: Carlos Grevi)

A procura por investimento em criptomoedas está cada vez maior, devido à variação delas. Mas isso também significa risco ao investidor. “Este tipo de investimento é de alta volatilidade e parece ser de ganho fácil em momentos de alta, o que atrai um perfil de investidor mais agressivo ou mesmo com pouco conhecimento, tornando a alocação ainda mais perigosa. O ganho em criptomoedas não se dá na geração de juros ou dividendos, mas na negociação de compra e venda no mercado.”, pontua.

Grupo de campistas afirma receber lucros de 10%

Em Campos, estima-se que um grupo de aproximadamente mil pessoas investiu na G.A.S. O Jornal Terceira Via conversou com um autônomo de 35 anos que aplicou cerca de R$ 20 mil na empresa que comercializaria criptomoedas e diz que está recebendo o lucro de 10% ao mês. “Conheço pessoas que venderam propriedades para investir e outras que fizeram aporte de toda uma herança milionária recebida da família. No início da operação da Polícia Federal bateu uma certa insegurança e medo de perder o dinheiro que apliquei, mas, depois, passei a me sentir coberto porque a empresa está dialogando conosco e garantindo que a legalidade do negócio será provada na Justiça. O que sei é que todos nós estamos recebendo o prometido”, disse o autônomo, que preferiu não se identificar.
A equipe de reportagem do Jornal Terceira Via tentou visitar o escritório da G.A.S., em Campos, que funciona em um prédio comercial nas proximidades da avenida Pelinca, mas foi informada por funcionários da recepção do prédio que a sala comercial não tem tido movimentação de funcionários há algumas semanas. O cliente do escritório ouvido na reportagem disse que o atendimento é feito por hora marcada e sob um rigoroso processo de filtragem do público que busca investir.
No dia 29 de agosto, um grupo de aproximadamente 60 campistas fez uma carreata no Centro de Campos pedindo a liberdade do empresário Gladson Acacio dos Santos. O mesmo aconteceu dias antes em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, onde a sede da empresa foi fechada pela Polícia Federal.

Consultores financeiros em atividade – Foto: Carlos Grevi

Orientação, alerta e segurança

Chebabe destaca que a busca pelo investimento ideal deve ser personalizada para cada tipo de cliente, levando em conta o perfil dele, como propensão a risco, necessidade de liquidez de curto, médio ou longo prazo, entre outros pontos. “Ultimamente vemos um movimento de empresas que estão oferecendo ganhos através de negociações com criptomoedas e garantem um lucro mensal que é muito além do que o mercado de investimentos oferece, mesmo com altos níveis de risco. Isso se torna um tipo de aplicação mínimo duvidosa”, pontua.
Quem investe deseja, além de retorno financeiro, segurança, apesar daqueles que assumem riscos e fazem apostas mais ousadas no mercado. Chebabe acrescenta que há opção para todos os públicos. Ele fez uma análise do perfil do brasileiro e concluiu que há uma grande migração para certos tipos de investimentos: “No Brasil ainda temos um trilhão de reais em poupança, um perfil mais tradicional de investimento que, apesar de seguro, oferece retornos baixos. Quando o investidor busca por mais informação ou está mais bem assessorado é natural acontecer uma migração para aplicações similares de renda fixa como CDB, LCA, LCI de bancos médios ou mesmo pequenos, mas ainda com segurança e rentabilidade melhor que a poupança. Há também investimentos tão seguros e até mais rentáveis que a caderneta no Tesouro Direto”, diz.
O assessor identifica também uma procura grande por investimentos mais agressivos, como ações, fundos multimercados, e até as criptomoedas. “A taxa Selic, que é referência de rentabilidade em ativos de renda fixa no Brasil, rende atualmente 5,25% ao ano. Com a inflação beirando os dois dígitos, a busca por investimentos, mesmo arriscados pra compor uma carteira mais diversificada, tem sido comum para que se consiga um melhor resultado. Porém é importante entender todos os riscos envolvidos”.

Regulamentação

A regulamentação das transações com criptomoedas depende de decisão de órgãos federais. “É necessário que a CVM – órgão responsável pela regulação de valores mobiliários – esteja atenta à necessidade de estabelecer regras e padrões às operações com criptomoedas. Um fator dificultador, nesse caso, é que, como o mercado das cripto são dispersos ao redor do mundo. Uma abordagem possível é a de implantar regras equivalentes às vigentes nos mercados mais ativos nesse segmento, como os EUA.”, concluiu Chebabe.
Outro ponto bastante importante para a implantação é que as instituições participantes e o governo deveriam fazer programas e movimentos de educação financeira. “Isso é para que o investidor saiba exatamente o que está fazendo, onde está alocando, quais os riscos envolvidos e os possíveis retornos”.
Chebabe acredita que a regulamentação das criptomoedas no Brasil seja um passo importante em ambiente fiscalizado por órgãos competentes e controlado para negociação com objetivo de manter a proteção do investidor.
Por enquanto, ele defende outros tipos de investimentos e garante aos seus clientes assistência e dedicação para oferecer as melhores opções de mercado, sempre de acordo com o perfil individual. “Em um futuro próximo, vemos a popularização dos investimentos. Há cinco anos, havia 500 mil investidores pessoas físicas no Brasil na Bolsa de Valores. Hoje este número está seis a sete vezes maior e é devido também à queda de juros, que resulta em busca por alternativas mais rentáveis. Porém ainda é um número muito baixo se compararmos com países desenvolvidos”
Ao ser perguntado sobre o lado negativo do investimento regulamentado no Brasil, Chebabe foi enfático: “A única negatividade é o investidor não saber o que está fazendo, não conhecer os riscos e deixar de procurar orientação adequada. Sugiro sempre uma assessoria profissional e regulada”, finaliza.

Advogado Robson Barreto

Casos na Justiça
O advogado especialista em Direito Bancário, Robson Barreto, chegou a ser procurado pela GAS para representar a empresa em Campos há cerca de 10 anos. Na época, ele desconfiou das facilidades oferecidas e se recusou. Hoje, após o escândalo da pirâmide financeira, ele é procurado por clientes da GAS que buscam orientação jurídica para resolver o problema. “Há muito tempo estava observando este mercado e orientando as pessoas a deixaram este tipo de investimento por se assemelhar a uma pirâmide. Conheço pessoas que investiram quase um milhão de reais. Minha recomendação é que, sim, recorram à Justiça. Em 24 horas, o Fórum de Cabo Frio recebeu 20 novos processos deste caso. Nas ações, são solicitadas penhora de recursos”, disse.
Barreto estima que em Campos pelo menos mil pessoas investiram dinheiro na GAS ao longo de quase 10 anos. “Existe negociação legítima com criptomoedas, mas todos os riscos são considerados. Diferente deste caso da GAS, em que se oferecia 10% de juros ao mês, independente de qualquer instabilidade do mercado”, esclareceu.

O que são criptomoedas?

Uma criptomoeda ou cibermoeda é um meio de troca, podendo ser centralizado ou descentralizado, que utiliza criptografias para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda. O Bitcoin, a primeira criptomoeda descentralizada, foi criado em 2009 por um usuário que se identifica como Satoshi Nakamoto.  Ao contrário de sistemas bancários centralizados, grande parte das criptomoedas usa um sistema de controle descentralizado com base na tecnologia de blockchain, que é um tipo de livro-registro. O sistema não requer uma autoridade central. A segurança, integridade e balanço dos registros de um sistema de criptomoeda são mantidos por uma comunidade de mineradores, que são pessoas da sociedade que utilizam seus computadores para ajudar a validar e temporizar transações. A segurança dos registros de uma criptomoeda baseia-se na suposição de que a maioria dos mineradores mantém o arquivo de modo honesto, sob um incentivo financeiro.

Protesto em Campos | Clientes da G.A.S. Consultoria fizeram carreata para manifestar apoio a Glaidson Acácio dos Santos

Operação Kryptos

O empresário Glaidson Acácio dos Santos, de 38 anos, dono da GAS Consultoria Bitcoin, foi preso no dia 25 de agosto de 2021 durante a Operação Kryptos, realizada pela Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal. Glaidson estava em uma mansão em um condomínio de luxo às margens da Lagoa de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A Justiça autorizou a prisão preventiva de Glaidson e outros seis envolvidos no suposto esquema. Também foram expedidos mandados de prisão temporária para duas pessoas suspeitas de participarem da pirâmide.
Segundo as investigações da Polícia Federal, o grupo prometia lucros incompatíveis com o mercado financeiro por meio do investimento em bitcoins, as moedas virtuais. Semana passada, uma decisão judicial determinou o bloqueio de R$ 38 bilhões da empresa.

Nota da G.A.S.
A G.A.S. CONSULTORIA ressalta que possui o total domínio operacional para atuar no mercado, o know-how de quase uma década é comprovado na honra da empresa perante os pagamentos pontuais de seus investidores. É de grande valia mencionar que a empresa se compromete desde sempre a continuar realizando todos os pagamentos em dia sem uma violação das cláusulas estabelecidas em contrato.