×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

100 anos: histórias que atravessam gerações no Mercado Municipal

Espaço também estará na programação virtual do 4º Festival Doces Palavras

Patrimônio
Por ASCOM
15 de setembro de 2021 - 9h45
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Terceira geração trabalhando no Mercado Municipal de Campos, que comemora seu centenário nesta quarta-feira (15), Luiz Carlos Crespo está há 60 anos frequentando o local. Aos 15 anos, passou a ir para o mercado para ajudar os pais, porque o movimento era muito grande. Antes, o comércio era comandado pelo avô de Luiz; depois passou para o pai. Aos poucos, Luiz foi assumindo o comando. Segundo ele, nesta época, Campos vivia um momento financeiro muito positivo, com as usinas de cana-de-açúcar e a fábrica de tecidos em atividade.

“Eu vinha sempre com meu pai e minha mãe para ajudá-los. Dava muito movimento naquela época. Dia de domingo, então, era uma festa. No dia de semana, o mercado tinha mão e contramão. Se a pessoa preferisse voltar para ver um produto, tinha que contornar por fora para entrar de novo, de tão cheio que o mercado ficava”, conta Luiz Carlos, lembrando que o prefeito nesta época era João Barcelos Martins.

Desde que foi inaugurado, em 1921, o Mercado Municipal tinha a função de abastecer a população, além de ser um local de encontro. “O Mercado Municipal sempre teve tudo e anda tem. Aqui, a pessoa convive com os amigos, porque sempre aparece algum amigo de infância. O mercado municipal, para todos nós, é uma grande família e muito unida”, afirma o permissionário do mercado, que comercializa milho de pipoca.

“Só tenho que agradecer a Deus por tudo que Ele fez. Adoro o mercado. Foi o início para mim. Aqui é muito maravilhoso e, no passado, era frequentado por médicos, empresários, usineiros, políticos. Graças a Deus, continuo aqui e gosto muito daqui. O mercado é minha vida. Peço a Deus que possa continuar aqui por muitos anos. Aqui é meu berço. Só saio daqui no dia que Deus me chamar. Tudo na minha vida consegui, através do mercado”, contou Luiz, acrescentando que, através do mercado, teve várias conquistas, entre elas, do estudo do filho.

Comemoração

O Mercado Municipal, um dos principais patrimônios de Campos, vai comemorar 100 anos nesta quarta-feira (15) e, para comemorar a data, estão programadas atividades culturais e homenagens a quem conhece de perto essa história: permissionários que trabalham há décadas no local, inaugurado em 1921 como Mercado Novo. A solenidade será aberta às 9h, com apresentação da também centenária Banda Sociedade Lyra Conspiradora; descerramento de placa comemorativa e bolo simbólico. O Mercado Municipal também estará na programação virtual do 4º Festival Doces Palavras (FDP!). Veja AQUI a programação.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes