×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CEAM para vítimas de violência doméstica

Finalmente o município ganha, dia 22, um Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que será inaugurado pela Prefeitura

Geral
Por Redação
13 de setembro de 2021 - 0h01
Prédio está em obras – Foto: Silvana Rust

Campos ganhará, nos próximos dias, um Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). Localizado na rua dos Goytacazes, número 257, o  equipamento vai oferecer atendimento psicossocial e jurídico a mulheres vítimas de violência. De acordo com a Prefeitura, a inauguração acontece no próximo dia 22.
A inauguração de um CEAM em Campos é uma demanda antiga de assistentes sociais e defensores dos direitos da mulher e já havia sido abordada em reportagem especial do Jornal Terceira Via, publicada em 8 de março de 2020, assinada pelas jornalistas Cintia Barreto e Ulli Marques.

Leia também

Mulheres em Campos ainda à espera do CEAM

Segundo a subsecretária municipal de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, a inauguração do CEAM é “uma grande vitória”.
“Poderemos disponibilizar um serviço de base de apoio com assistência jurídica, psicológica e social. Teremos no CEAM um espaço clínico, onde as assistidas poderão receber atendimento médico, além de uma brinquedoteca para acolher crianças enquanto as mães estão em consulta. Também iremos oferecer cursos profissionalizantes. Tudo isso é muito importante para garantirmos os direitos de todas as vítimas de violência, seja ela física, material, psicológica, sexual, ou qualquer outro tipo de violência”, explica Josiane.


De acordo com a subsecretária, a criação do CEAM dota o Município de “assistência completa a mulheres vítimas da violência”.
“Hoje, Campos tem uma subsecretaria de Políticas para Mulheres, uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, a Casa da Mulher Benta Pereira, que acolhe mulheres vítimas de violência, incluindo seus filhos. Tem Promotoria de Justiça e Defensoria Pública especializadas, a Patrulha Maria da Penha, do 8º Batalhão de Polícia Militar, e estamos conversando com o prefeito Wladimir Garotinho, sobre a possibilidade de implantação de uma Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal”, anunciou Josiane.

Secretária Josiane Morumbi

Cursos, defesa pessoal e atendimento especializado
Josiane afirma que os cursos profissionalizantes são fruto de uma parceria com o Governo Federal e contemplarão as seguintes áreas: educação financeira, marketing digital, artesanato, costura, empreendedorismo e empoderamento feminino.
A subsecretária adianta, também, que serão oferecidas no CEAM aulas de defesa pessoal, em parceria com o projeto Mulheres Empoderadas. “Teremos duas professoras faixas pretas de jiu-jitsu que ensinarão técnicas para evitar agressões e garantir a segurança e o bem-estar de nossas mulheres”, conta.
No equipamento, as assistidas poderão ter, ainda, atendimento médico especializado. “Muitas mulheres acabam deixando de procurar ajuda médica, com medo de contarem os seus problemas. Estamos em conversas com o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção de Saúde, Charbell Kury, para tentarmos ter aqui também um infectologista, entre outras especialidades, pois algumas mulheres que sofrem violência sexual acabam adquirindo doenças sexualmente transmissíveis e nem sabem. No CEAM, vamos oferecer suporte clínico às vítimas”, diz Josiane.

Delegada Ana Paula Oliveira

Delegada Ana Paula Carvalho comemora instalação do Ceam em Campos
A delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Ana Paula Carvalho, comemorou a instalação do CEAM em Campos. Segundo ela, o equipamento poderá auxiliar todas as mulheres vítimas de violência na cidade.
“O CEAM deveria ter sido criado em 2014, juntamente com a DEAM. O equipamento auxiliará e muito essas mulheres que sofrem ou sofreram qualquer tipo de violência. Agora, elas terão um acompanhamento e uma base de apoio com psicólogos, psiquiatras, médicos, assistente social, entre outros serviços”, enumera a delegada.


De acordo com Ana Paula, Ceam e Deam trabalharão em “total parceria”.
“A Deam ficará responsável por toda parte criminal das situações, enquanto o Ceam ficará responsável por todo o acompanhamento das vítimas. Funcionaremos como uma verdadeira rede de apoio para as mulheres vítimas de violência, para que elas consigam se restruturar de maneira geral”, reitera.
Ainda segundo a delegada, a oferta de cursos profissionalizantes no CEAM poderá ajudar vítimas de violência a deixarem de depender financeiramente de seus agressores.
“A maior reincidência de crimes contra mulheres acontece porque muitas vítimas se tornam reféns dos agressores. Para não entrarem em estado de extrema pobreza, acabam optando por continuar junto e voltam a sofrer agressões. Com a instalação do CEAM e o oferecimento de toda assistência, a gente espera que isso ajude as vítimas a se libertarem de uma vez por todas da convivência dos agressores”, avalia.