×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Defesa Civil discute sobre prevenção de alagamentos em Campos

Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente também apresentou avaliação sobre o problema

Cidade
Por Redação
10 de setembro de 2021 - 7h26
Rua alagada em dia de chuva forte em Campos (Foto: Arquivo/Ilustração)

Na reunião de secretarias promovida quinzenalmente pela Casa Civil Municipal, o tema girou em torno dos pontos de alagamentos verificados tanto na área urbana como no interior de Campos, durante o período de chuvas intensas. Os problemas foram pontuados pela Defesa Civil e um diagnóstico foi apresentado pela Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente. O levantamento apontou que a falta de manutenção nos canais e galerias, nos últimos quatro anos, associada à falta de fiscalização do descarte irregular de lixo e entulhos pela população, comprometeu o funcionamento regular do sistema de drenagem de águas pluviais no município.

Equipe da Defesa Civil reunida aponta problemas de alagamentos (Divulgação)

A preocupação, conforme o secretário da Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, é justificada pela previsão de chuvas intensas para as próximas estações. “Todo o sistema está deteriorado, repleto de lixo, então precisamos inovar na busca por soluções e toda inovação passa por tecnologia. É como colocar um cérebro no que antes era meramente operacional. Não é um trabalho que pode ser feito pela Defesa Civil isoladamente. Dependemos de um trabalho conjunto para solucionar os pontos de alagamentos do município, que já foram referenciados, assim como depende também da colaboração da população”, disse o coronel.

O secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, também destacou que a questão deve ser tratada como uma questão de governo, mais ampla, e não apenas de uma secretaria. “A necessidade é de um estudo técnico para ações integradas porque é como se a Defesa Civil conhecesse o problema, mas lhe faltasse ferramentas para a resolução. Também temos de contar com a sociedade como um todo, porque zelar pela limpeza é uma forma de prevenção de problemas como alagamentos”.

A situação de galerias, bueiros, ramais, elevatórias e cisternões também foi diagnosticada pela Secretaria de Planejamento, que apontou, como prioridade, a limpeza do Canal Campos-Macaé, apresentado como principal receptor das águas pluviais e dos demais canais de Campos. “Foram quatro anos de abandono total, que deixaram nosso sistema um caos. Vamos focar nas informações para o planejamento das ações”, disse o secretário Cláudio Valadares.

Fonte: SubCom/PMCG