×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Kátia Valevski lança livro em evento virtual do Cine Darcy

“Lascas de Lembranças — Grutas na Memória” é a segunda obra da autora que também é professora da Uenf

Literatura
Por Redação
9 de setembro de 2021 - 8h35
Professora e escritora Kátia Valevski

A professora Kátia Valevski, do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (CBB), lança na próxima terça-feira (14), às 19h, o livro de poesias “Lascas de Lembranças — Grutas na Memória”. O lançamento será realizado em uma live transmitida pelos canais do Cine Darcy da UENF, com a presença dos seguintes convidados: Sérgio Arruda, Paulo Barja, Valeria Vitoriano e Paulo Barja.

Segundo Kátia, “Lascas de Lembranças” surgiu da fusão de duas metas: “um desafio pessoal de criar poemas curtos, em estilo mais contemporâneo, que não fazem muito parte de minhas características principais enquanto poeta e a missão de relembrar passagens autênticas de meus anos mais tenros, que fossem lembranças unicamente minhas, não contagiados por histórias contadas ou cenas trazidas de fotografias”.

Com 79 páginas, “Lascas de Lembranças”, publicado pela Editora Penalux, é o segundo livro de poemas publicado pela professora. Em 2019, ela publicou “Sete amores, setenta e sete poemas”, pela Editora Patuá. Kátia também participou das Antologias Poéticas “Ruínas e Patuscada II” (Editora Patuá), “Poesia Agora” (Editora Trevo) e “Poesia Cura” (Editora Absurtos).

Capa da obra da autora (Reprodução)

Natural de Fortaleza (CE), Kátia é graduada em Ciências Biológicas com mestrado e doutorado na área de Bioquímica Vegetal. Ela ingressou na UENF em 1995, inicialmente convidada pelo professor José Xavier Filho, para integrar os quadros docentes do Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos (LQFPP). De 2016 a 2019, ela ocupou o cargo de diretora do CBB/UENF.

“Desde os anos 90 escrevo, despretensiosamente. Foi apenas em 2017-2018 que comecei a pensar e agir, de forma mais sistemática, como escritora”, afirma.

A poesia é o gênero literário com o qual ela mais se identifica enquanto escritora. “Os pensamentos já vêm naturalmente arranjados em forma de versos. Mas também passeio, às vezes, pelas crônicas e minicontos”, diz.

Fonte: Ascom/Uenf