×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Isso é preocupante

.

Opinião
Por Redação
22 de agosto de 2021 - 0h01
(Foto: Leon Jr.)

Como se diz popularmente, Campos dos Goytacazes não ficou bem na foto como alguns enfatizaram ao passar os olhos sobre o resultado de uma pesquisa nacional feita pela conceituada Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mapeou o percurso da riqueza com base nos registros de declaração de Imposto de Renda Pessoa Física gerados pela Receita Federal e no número de habitantes de cada cidade.

Entre os 92 municípios fluminenses, Campos ocupa a 12ª posição em relação à renda média mensal per capita. A equipe de reportagem, com olhar mais atento, enxergou que essa posição não é cômoda como a de Niterói, a cidade do estado com mais ricos.

O estudo mostra que 13,72% da população campista declara imposto de renda. Neste quesito, o município ocupa a 914ª posição no ranking nacional. Mostra que, se Campos fosse um estado, estaria bem perto da média de riquezas do Espírito Santo, uma região promissora economicamente e que tem crescido nos últimos anos. Porém, isso é apenas o que se chama de retalho do estudo, um recorte.

Olhando mais de perto e ouvindo especialistas, a reportagem concluiu que a renda média per capita de Campos contribuiu o suficiente para colocar o Estado do Rio na terceira posição do ranking nacional, abaixo apenas de Brasília e São Paulo, mas indica um abismo social, onde a pobreza e até mesmo a miséria estão pulverizadas.

O fato de apenas 13,72% dos campistas pagarem Imposto de Renda mostra claramente que não estamos produzindo riquezas e empregos qualificados. Isso é preocupante.