×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura inicia obras no Calçadão, interrompe e diz que voltará em 3 meses

Secretaria de Obras informou que foi realizada obra emergencial apenas, e que será substituída e concluída após licitação pública

Cidade
Por Redação
18 de agosto de 2021 - 12h39
Canaletas sem tampas continuam pondo em risco os pedestres (Fotos Silvana Rust)

No dia 12 de agosto o Jornal Terceira Via noticiou o início das obras de melhorias no Calçadão do Centro de Campos, o Boulevard Francisco de Paula Carneiro. O objetivo era solucionar um problema que se arrasta há anos: o furto das tampas das canaletas de escoamento de água pluvial. Menos de uma semana depois, as atividades foram interrompidas pela Prefeitura de Campos. A reportagem esteve no local nesta quarta-feira (18) e não havia ninguém trabalhando. O governo alega que retomará a obra em três meses.

Apenas uma obra emergencial aconteceu no Calçadão

Um anúncio com as obras no Calçadão foi postado pelo prefeito Wladimir Garotinho em suas redes sociais. Ele destacou o problema local que se encontrava com valas sem grades de proteção, o que causa um grande risco de acidentes para os pedestres. A Prefeitura iniciou os reparos com a tapagem das grades das canaletas com tapagem de concreto, usando um cano de plástico, como medida de melhorias e segurança para o problema (clique aqui).

Na manhã desta quarta-feira (18), com as obras paralisadas e sem nenhum operário no local, os pedestres voltaram a reclamar da situação.

A auxiliar de escritório Larissa da Silva Barbosa está grávida e se preocupa com a segurança.

“Essas canaletas precisam ser consertadas. É muito perigoso, ainda mais eu que estou grávida, corro o risco de tropeçar e cair. É um grande problema também para pessoas idosas ou com deficiência visual, não tem nenhuma acessibilidade, ” disse.

Para o aposentado Ricardo Peçanha Gomes, o perigo é visível. “Sem dúvidas é perigoso, precisa ser feito um projeto para o Centro Histórico. Eu acredito que um engenheiro consiga uma solução, porque alguma coisa precisa ser feita.”

A salgadeira Maria de Fátima Penha também se queixa. “Isso é uma vergonha para a nossa cidade, um idoso igual a minha mãe, com 81 anos, já pensou se leva uma queda em um buraco desses? A prefeitura ou algum órgão público precisa consertar isso, porque o centro está todo assim.”

Uma solução para o problema na área central de Campos foi apontada pelo técnico de manutenção Pedro Paulo. “Essas canaletas podem ser parafusadas em cada ponta, isso dificultaria a remoção das tampas”, sugeriu

Nota da Prefeitura de Campos

Operário inicia obra que foi paralisada uma semana depois (Foto: Reprodução PMCG)

A reportagem procurou a Prefeitura de Campos para saber o posicionamento sobre a paralisação das obras. Por meio de nota, a Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que “foi feita uma obra emergencial e será substituída assim que o projeto definitivo estiver aprovado e licitado.  Ainda segundo a Prefeitura, técnicos da pasta estão avaliando e estudando as opções para atender a necessidade de escoamento das águas pluviais do Centro Histórico. A retomada das obras deve acontecer em até três meses”, conclui.