×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Marcelo Lessa Bastos. Um nome, vários personagens

.

Opinião
Por Editorial
15 de agosto de 2021 - 10h12

A Justiça e boa parte dos campistas, em choque, receberam há 11 dias a notícia do drama do promotor de Justiça Marcelo Lessa que deu entrada na emergência do Hospital Dr. Beda em estado gravíssimo de saúde, com uma falha na válvula mitral, que estava jogando líquido para os pulmões, já comprometidos em 90% naquele momento. 
O promotor, acostumado a enfrentar todas as lutas que via pela frente com sua  eloquência, coragem e competência reconhecidas, não resistiu contudo à mais importante, a luta pela sua própria vida. Resistiu por 11 dias, com ajuda das melhores equipes médicas e na melhor estrutura de saúde, mas foi, por fim, vencido pela doença que, por vezes, não respeita títulos, história, nem legados. 
Contudo, Marcelo continuará por muito tempo sendo importante para os munícipes de Campos. Não mais com sua força e visão, mas com seus exemplos. Entra na galeria dos grandes nomes da Justiça no Estado do Rio por méritos próprios. Sua história há de inspirar estudantes de Direito e, até mesmo, seus pares na Justiça. 
Lessa foi um aluno brilhante, professor universitário exigente mas correto, um promotor de Justiça de grande coragem, um pai, marido e amigo como poucos. Marcelo era aquele que se apresentava ante aos desafios da sociedade, sempre em defesa dos direitos do cidadão. Quem não se lembra de suas ações quando o município mais precisava? Vide suas últimas ações frente a situação epidêmica que estamos vivendo. Alguns falavam até em exageros, mas quem o conhecia sabia que não, eram a paixão pelo Direito e pela vida, externada em palavras e atitudes. 
E paixão era o que não faltava a ele. Sendo uma delas a de voar pilotando seu próprio ultraleve, que já lhe pregou inclusive alguns sustos, vencidos com sua peculiar frieza e calma diante das situações adversas. Por isso e por tudo Marcelo Lessa é um nome marcante, com vários significados e que representa nele, diversos personagens, merecedor de todas as mais belas homenagens, hoje, e por muito tempo.