×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cavalos soltos em avenida movimentada colocam trânsito em risco

Segundo o CCZ, desde janeiro foram apreendidos 248 animais de grande porte nas vias públicas de Campos

Cidade
Por Redação
10 de agosto de 2021 - 9h32
Cavalos pastam livremente no bairro Parque Imperial (Fotos JTV)

Mais uma vez a reportagem do Terceira Via flagrou animais circulando na Avenida Lourival Martins Beda, em Campos dos Goytacazes. O registro aconteceu no cruzamento que dá acesso aos bairros da Penha, Bela Vista e Parque Imperial, antes das 7h desta terça-feira (10). Três cavalos pastavam livremente no canteiro de uma rotatória. A imagem aponta para os perigos de acidentes. A imprudência no tráfego urbano é destaque em reportagem do jornal desta semana (clique aqui).

Além da imprudência de motoristas e motociclistas, proprietários de animais contribuem para a violência no trânsito e para riscos de acidentes. A Avenida Lourival Martins Beda possui diversos registros ou vestígios, como grades da ciclovia amassadas e canteiros destruídos.

Apesar de haver redutores de velocidade nas quatro pistas da avenida, acidentes são frequentes no local. A circulação de animais de grande porte, como bois e cavalos, aumenta as chances de incidentes.

Riscos de acidentes envolvendo animais são permanentes na região

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, foi intensificado o trabalho para captura de animais soltos nas vias públicas de Campos. As rondas acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e no período noturno. Entre os dias 22 e 29 de julho, o órgão apreendeu 26 cavalos, sendo 16 no Parque Rodoviário e os demais no Parque Imperial e em Donana. Desde janeiro foram apreendidos 248 animais de grande porte.

O município possui um caminhão para recolher esses animais. Depois de dias parado para manutenção, o serviço foi retomado.Segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, os animais apreendidos são levados para o curral do CCZ, onde recebem o suporte necessário.

“O proprietário tem cinco dias úteis, a contar da data da apreensão, para o resgate, mediante preenchimento da declaração de posse e pagamento de uma multa no valor de R$ 188,00 e diária de R$ 10. Após o prazo de cinco dias, o animal fica sob custódia da prefeitura. Entre os anos de 2012 e 2013, o CCZ leiloava esses animais, mas, no momento, não tem feito”, explicou.

Denúncias de animais soltos podem ser feitas pelo telefone (22) 98126-5234.