×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fundação para a Infância e Adolescência é inaugurada em Campos

Espaço na Cidade da Criança vai contar com assistentes sociais e psicólogos no atendimento a menores envolvidos em casos de violência

Cidade
Por Redação
7 de agosto de 2021 - 9h34
Governador Cláudio Castro com Wladimir e Clarissa Garotinho na inauguração da FIA (Fotos: Silvana Rust)

Durante o segundo dia do Governo Presente no Norte e Noroeste Fluminense, o governador Cláudio Castro inaugurou uma nova unidade da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) em Campos dos Goytacazes. No local serão um Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente e dois programas da fundação. Diversas autoridades participaram da inauguração do equipamento, como o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) e a deputada federal Clarissa Garotinho (PROS). A FIA passa a funcionar na Cidade da Criança (Parque Alzira Vargas).

Solenidade de inauguração do serviço no Parque Alzira Vargas (Cidade da Criança)

“A FIA oferece um equipamento fundamental para o nosso futuro, já que cuida de nossas crianças e adolescentes. São ações pensadas em diferentes níveis, de educação até a entrada ao mercado de trabalho”, disse o governador Cláudio Castro.

O núcleo possui três salas: uma de escuta das famílias, uma de recepção e uma da criança – a brinquedoteca. As famílias chegam encaminhadas de delegacias, de órgãos fiscalizadores ou de acolhimento, como o Conselho Tutelar. No local, trabalham assistentes sociais, psicólogos que atendem os casos, avaliam a situação de violência e preparam o relatório que é encaminhado ao Ministério Público.

No espaço da FIA também foi destacado um espaço para o Programa SOS Criança Desaparecida, uma parceria entre o Estado e o município de Campos. No programa, familiares de crianças desaparecidas terão suporte psicológico, acompanhamento dos casos e divulgação das fotos nos meios de comunicação, no rótulo do gás de cozinha, no metrô, aeroportos etc.

Primeira dama Analine Castro e o governador Cláudio Castro; prefeito Wladimir Garotinho e a primeira dama Tassiana Oliveira

Oferecendo oportunidades nos diferentes níveis, a FIA estabeleceu uma parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e desenvolveu o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência. É uma forma de capacitar adolescentes em situação de risco ou de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, com estágio remunerado. O objetivo inicial é capacitar 80 alunos por ano.

Fonte: Governo RJ