×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pesquisador da Uenf analisa pessoas de Campos em situação de rua

Mestrando em Sociologia Politica, Igor Abreu defende atuação conjunta entre pesquisadores, poder público e profissionais dos equipamentos municipais

Entrevista
Por Redação
6 de agosto de 2021 - 14h19
Igor Abreu pesquisa temas ligados à população de rua em Campos (Acervo Pessoal)

Pessoas em situação de rua em Campos dos Goytacazes são destaques na reportagem do Terceira Via, “O desafio do Centro Pop no drama da população em situação de rua”. (clique aqui). O pesquisador Igor Souza de Abreu  é bacharel em Ciências Sociais e mestrando em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Ele se dedica a compreender as políticas públicas voltadas para as pessoas que estão vivendo nas ruas da cidade.

Como observa o problema de pessoas em situação de rua em Campos dos Goytacazes?

Como em outras cidades e municípios, a população em situação de rua de Campos dos Goytacazes tem ainda encontrado desafios no acesso a políticas públicas e benefícios oferecidos pelos programas sociais. Agravado pelo cenário de pandemia, o quadro de vulnerabilidades a que essa população já está exposta intensificou-se e os programas sociais não tem conseguido atingir essa população e suas demandas de forma significativa.

Como avalia o desempenho do poder público na assistência a essas pessoas?

Avalio como deficitário uma vez que é importante frisar que a ausência de moradia se apresenta como uma dentre tantas outras determinações que afetam a vida dessa população.

Como lidar, minimizar ou resolver essa questões de pessoas em situação de rua? Os equipamentos públicos e voluntariados contribuem de que modo ?

Acredito que um passo importante seja a produção de investigações qualitativas em Campos dos Goytacazes, superar o “desconhecimento generalizado” que se têm sobre essa população, é um passo necessário para que ocorram mudanças efetivas, além de possibilitar uma atuação conjunta entre pesquisadores, poder público e profissionais dos equipamentos públicos.

O que pode destacar de sua pesquisa sobre pessoas em situação de rua?

Minha pesquisa atual tem objetivado compreender em que medida o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento para População em Situação de Rua (Ciamp-Rua) tem possibilitado a inserção da população em situação de rua do município no acesso às políticas públicas. A pesquisa da continuidade ao que foi desenvolvido na graduação no que se refere a centralidade dos serviços públicos e seu impacto na vida das pessoas em situação de rua.