×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Morre aos 94 anos o pastor Ebenézer Soares Ferreira

Considerado um dos maiores intelectuais de Campos, ele teve falência múltipla dos órgãos; velório será sábado, às 9h, na II Igreja Batista de Campos

Obituário
Por Ocinei Trindade
30 de julho de 2021 - 12h02

Morreu no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (30), o pastor e professor Ebenézer Soares Ferreira. Ele tinha 94 anos e sofreu falência múltipla dos órgãos. O velório acontece a partir ds 9h de sábado (31), na Segunda Igreja Batista de Campos. Ebenézer era uma expressiva liderança da Igreja Batista, mas também muito influente no meio acadêmico e universitário. Ele fundou colégios em Campos e integrou as Academias Campista e Pedralva de Letras. Publicou dezenas de livros. Falava vários idiomas e era considerado um grande intelectual. Deixa esposa, quatro filhos e vários netos.

Durante a manhã, a reportagem do Terceira Via conversou com Benedito Marques, marido de Emilce Soares, irmã de Ebenéner.

“Ele morreu em casa tranquilamente. Esteve consciente todo o tempo. Trabalhou até onde conseguiu, pregando e lecionando. Ebenézer ajudou a fundar o Colégio Agrícola e o Seminário Teológico Batista Fluminense, em Campos. Passou pelo Liceu de Humanidades e pelo Colégio Batista Fluminense como diretor. São dezenas de livros publicados. Um deles foi best seller nacional com o tema “Moral e Cívica”. Ele se mudou para o Rio de Janeiro nos anos 1980 para dirigir o Seminário Teológico do Sul, no bairro da Tijuca, onde residia. Uma pessoa que sempre se interessou pelo intelecto e pela cultura. Sempre perguntava pelos intelectuais, colegas de academias e pelos jornalistas de Campos. Tinha muito amor pelas letras e pelos livros”, comentou Benedito.

Ebenézer Soares Ferreira foi pastor de várias igrejas. A mais importante foi a Primeira Igreja Batista de Guarus, onde ficou por décadas. Ele se casou pela segunda vez após ficar viúvo de Elcia Barreto. Deixa a atual esposa, Noemi Soares, além de quatro filhos. Um deles mora fora do Brasil, onde preside a Junta de Missões Mundiais. Ebenézer teve 11 irmãos, quatro deles estão vivos. Pela manhã, sua irmã Nely Soares Ferreira fez uma homenagem a ele nas redes sociais.

“Agora, pela manhã, a lâmpada da vida de meu irmão, Pr. Ebenézer, com 94 anos de idade, se apagou. E isto aconteceu porque a Aurora chegou! Louvado seja o nome do Senhor Jesus. A Ele a glória”, publicou no Facebook, Nely.