×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Praça da República: espaço verde, escondido e pouco conhecido

Atualmente fechada para o público, a área ainda carece de algumas melhorias para cumprir seu papel

Cidade
Por Redação
26 de julho de 2021 - 0h02
Foto: Silvana Rust

Quem passa todos os dias pela Praça da República, localizada atrás da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro de Campos, pode até não perceber, mas, além da tradicional Feirinha da Roça, que funciona dois dias por semana na calçada externa, por trás das grades que cercam o local também há opções de lazer e a tranquilidade proporcionada pelo amplo espaço verde, rodeado de árvores. Porém, atualmente fechada para o público, a área ainda carece de algumas melhorias para cumprir seu papel.
A pista de skate é o único espaço dentro da praça que recebe visitantes. Projetada pelo skatista Romeu Lins em 1982, a pista de park skate foi inaugurada 10 anos depois e, após ficar fechada durante a pandemia, foi reformada e reaberta em 10 de julho deste ano. “Agora, dentro dos protocolos de prevenção à Covid-19, pudemos abrir o espaço, que funciona de 10h às 22h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 20h”, informou o presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME), Luciano Viana, na ocasião da inauguração.

Foto: Silvana Rust


Exceto a área da pista de skate, a parte interna da Praça da República ainda apresenta alguns problemas estruturais, como brinquedos quebrados, falta de iluminação em alguns pontos e grades da quadra parcialmente destruídas. Sobre estas questões, a Prefeitura de Campos informou que o lado da praça que necessita de reparo está no cronograma de recuperação e será aberto assim que for reformado.
“Já passamos por mais dificuldades no passado, atualmente estamos tendo apoio para melhorias. A gente solicitou ofício ao pessoal da Secretaria de Limpeza Pública e eles vieram. Estamos buscando sempre melhorar, é uma união para trazer benefícios. Queremos que as famílias voltem a frequentar a praça assim que for liberada a entrada. A pista já está funcionando e os skatistas sempre vêm aqui”, explicou Sérgio Lima Barreto, coordenador do Grupamento de Proteção Social, responsável por praças, jardins e rodoviárias do município.
Em relação à falta de iluminação em alguns pontos, a Secretaria de Serviços Públicos informa que fez nos últimos 30 dias duas vistorias corretivas nas lâmpadas dos postes da Praça da República. “Mesmo assim, a pasta vai enviar uma equipe para verificar novamente a situação e tomar as medidas necessárias”, informou.

Foto: Silvana Rust

Feirinha da Roça
Criada em 1999, a tradicional Feirinha da Roça funciona em vários pontos do município, entre eles a calçada da Praça da República, onde os feirantes montam suas barracas para atender ao público com produtos variados como frutas, verduras e carnes. Todas as terças e sextas, os clientes já conseguem comprar antes mesmo de o dia amanhecer.
O marinheiro Luiz Neves é cliente assíduo. “Eu venho aqui toda semana já há anos. Temos alimentos com qualidade. As verduras e legumes estão sempre fresquinhos, sem agrotóxicos e temos um ótimo custo-benefício”, elogiou.
À frente da feirinha desde a sua criação, o coordenador Adão Pereira falou sobre a importância deste contato direto entre os produtores e os clientes. “Nós damos apoio aos produtores rurais que saem de casa para trabalhar vendendo seus produtos na feira. É um meio que o município encontrou para apoiar o homem do campo. Para ele, lá no interior, plantar, colher e trazer para vender diretamente ao consumidor”, contou.
A feirante Marli Ferreira vende bolos, doces, pó de café e biscoitos há três anos na feirinha. “Gosto de trabalhar aqui nesta praça porque está no Centro, em local com grande fluxo de pessoas e isso ajuda muito nas vendas. Aqui o que falta, na minha opinião, é um cuidado maior com nossa estrutura, com as mesas, as tendas”, lamentou.


O feirante Celso Soares é um dos mais antigos no espaço. “Eu estou aqui desde dezembro de 2006. A gente diversifica os produtos de acordo com a época. A feira aqui é maravilhosa, o problema é que nós estamos um pouco sem direção. Nossas barracas atualmente não têm padronização, como já foi um dia. Até uniformes a gente tinha”, comentou.
Procurada para comentar as reclamações dos feirantes, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca afirmou, em nota, que está ciente da importância de padronizar a Feirinha da Roça. “Antes de iniciar a padronização, a pasta está fazendo um cadastramento dos feirantes e toda a estrutura envolvida na feirinha. Com esses dados o órgão fará o orçamento para licitação das barracas, seguindo o padrão definido. Também está sendo solicitada a legalização da Associação de feirantes”.

Foto: Silvana Rust


Pessoas em situação de rua
A Praça da República é também local conhecido como ponto de ocupação de pessoas que vivem em situação de rua. Por muitos anos, havia presença numerosa destes grupos que viviam no espaço. Porém, durante a presença da equipe do Terceira Via, apesar de alguns pertences na calçada externa, estas pessoas não foram vistas dentro da praça.
Sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social afirmou que, por meio do Centro de Referência Especializado para pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), realiza diariamente abordagens sociais em várias áreas da cidade. “Para esta população, a equipe oferece acolhimento institucional, alimentação, higiene pessoal, atendimento multidisciplinar, respeitando o direito de escolha do assistido. No âmbito do Centro Pop foram 2.618 atendimentos desde o início do governo do prefeito Wladimir Garotinho”.